Unificação E Centralização Da Infraestrutura Administrativa Da Justiça Brasileira

Discussão em 'Artigos Jurídicos' iniciado por ronitevis, 11 de Maio de 2010.

  1. ronitevis

    ronitevis Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    A unificação e a centralização da infraestrutura administrativa da Justiça brasileira, proposta neste artigo, é uma opção plausível para a reestruturação administrativa do Poder Judiciário no Brasil. Essa proposta apresenta uma solução inovadora, em âmbito nacional, para os problemas infraestruturais atualmente encontrados na Justiça brasileira. Com custo-benefício superior em relação a atual política de reestruturação da Justiça, a proposta prevê a união da infraestrutura administrativa de todos os órgãos do Poder Judiciário em um único sistema, centralizado e informatizado, instalado fisicamente em três, ou mais, Centrais de Dados de grande porte. Os órgãos manterão sua independência administrativa, evitando assim, num sistema unificado, ingerência entre eles. Utilizando-se dessa tecnologia de informatização (virtualização), a prestação jurisdicional oferecida aos jurisdicionados, no país, estará entre as melhores do mundo com alto grau de eficiência, especialmente se realizarmos um paralelo com alguns países europeus. O atendimento à população será padronizado, independente do local da prestação física do serviço jurisdicional, que poderá ser realizado tanto nos lugares habitualmente utilizados quanto nas periferias das grandes metrópoles ou, ainda, em áreas remotas do vasto território nacional.


    O artigo foi publicado em 25 sites jurídicos. Dentre esses, destaco asseguintes publicações: no site da Associação dos MagistradosBrasileiros (AMB), no site da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), no site do Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário (IBRAJUS), no Portal do Professor Dr. Sílvio Venosa, no Blog do Professor Dr. Luiz Flávio Gomes e no site Consultor Jurídico.

    Arquivos Anexados:

    advgodoysp e Fernando Zimmermann curtiram isso.
  2. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
  3. DR. MAURICIO

    DR. MAURICIO Visitante

    Também gostei da ideia. Com certeza agilizaria os procedimentos, pois, tudo unido num único local, teríamos pessoas especializadas por funções e os oficiais de cada vara poderiam atuar junto a estas pessoas, o que forçaria a pessoa trabalhar para não ser cobrada, todavia, não adianta fazer isto com um número reduzido de funcionários, que não daria certo da mesma forma. A melhor parte seria a uniformização dos procedimentos. Gostei da ideia. como Advogado e Administrador de Empresas.
    advgodoysp curtiu isso.
  4. advgodoysp

    advgodoysp Membro Pleno

    Mensagens:
    132
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Idéia excelente, principalmente a uniformização dos procedimentos.
    Parabéns.
Tópicos Similares: Unificação Centralização
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Incidente de unificação de jurisprudência é cabível em juizado especial cível? 27 de Abril de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Incidente de unificação de jurisprudência é cabível em juizado especial cível? 28 de Junho de 2017
Direito Penal e Processo Penal Unificação de pena & regime de cumprimento???? 23 de Setembro de 2014
Direito Penal e Processo Penal UnificaÇÃo De Pena: Crime Hediondo E Não Hediondo 09 de Junho de 2009