Usucapião Ou Adjudicação Compulsória?

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Jonathan Stoppa, 24 de Agosto de 2009.

  1. Jonathan Stoppa

    Jonathan Stoppa Em análise

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa Tarde!!!



    Sou advogado recém aprovado em exame de ordem em São Paulo, e tenho uma dúvida e espero que alguém possa me auxiliar na questão, pois é um tanto quanto complexa, senão vejamos:



    “A” comprou um terreno em 19/06/1987, terreno este oriundo de um loteamento, onde “A” quitou totalmente o terreno, e no contrato particular de cessão de direitos referida quitação consta explicitamente. No entanto até hoje não foi realizado a outorga da escritura definitiva a “A”, e o referido contrato nunca foi registrado na junta de imóveis.



    “A” e seu marido “B” já faleceram, a primeira em 23/04/2006, e o último recentemente, em 2006 os herdeiros necessários realizaram o inventário onde foi partilhado os bens na proporção de 50% a cada herdeiro, e com a morte de “B” estão realizando novamente novo inventário.



    Ocorre que meu cliente é um dos herdeiros dos “de cujus”, e este ficou com o terreno supramencionado, e como podem ver eu não posso entrar com usucapião pq este tem vários imóveis, e nem adjudicação compulsória porque o contrato não foi registrado na CRI, e de acordo com o novo código civil é requisito essencial para mover referida ação.



    Em meus estudos do artigo 464 do C.C e 639 do CPC, vi uma luz no final do túnel com a possibilidade de entrar com ação de outorga de escritura com fulcro em referidos artigos, peço a meus colegas que me auxiliem em referida questão.



    Desde já agradeço!!!
  2. rubiabrambila

    rubiabrambila Em análise

    Mensagens:
    7
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Brasil