Valor Da Causa Em Ação De Divórcio Litigioso

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Fabiana Rodrigues, 18 de Março de 2014.

  1. Fabiana Rodrigues

    Fabiana Rodrigues Membro Pleno

    Mensagens:
    68
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Olá Drs., necessito da ajuda dos nobres colegas a respeito de uma ação que irei propor brevemente, sendo ela:

    Em uma ação de divórcio litigioso com pedido de alimentos à varoa e partilha de bens, gostaria de saber qual valor devo atribuir à causa, sendo que os bens do casal são: 1 imóvel, 2 veículos e os bens que guarnecem a residência.

    - No tocante ao imóvel, será necessário uma avaliação do bem por uma imobiliária, ou seja, valor de mercado, ou considero simplesmente o valor venal atribuído no laudo de avaliação fornecido pela Prefeitura Municipal?

    - No tocante aos veículos, devo usar o valor considerado na Tabela FIPE?

    - No tocante aos bens que guarnecem a residência, devo estimar um valor para os mesmos, já que são usados?

    - Em relação ao pedido de alimentos, sei que devo considerar uma anuidade do pedido.


    São essas minhas dúvidas, a fim de que eu possa realizar a correta soma e atribuição ao valor da causa, se os colegas da comunidade puderem me ajudar, ficarei grato.

    Atenciosamente. 
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia doutora:
    Entendo que se a divisão dos bens é de 50% para cada um, para o imóvel poderia ser utilizado o valor fornecido pela Municipalidade; dos veículos, a tabela FIPE, dos bens que guarnecem a residência, os valores são meramente estimados, se possível (mas não essencial) demonstrando o preço de um similar novo e a respectiva depreciação, exceto se houver valiosas obras de arte,que exigem um laudo de avaliação.
    loginManoel curtiu isso.
  3. Fabiana Rodrigues

    Fabiana Rodrigues Membro Pleno

    Mensagens:
    68
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Agradeço ao colega pelos comentários tecidos.
    Foram muito úteis.

    Cordialmente.
Tópicos Similares: Valor Causa
Forum Título Dia
Direito Penal e Processo Penal PROCESSO PENAL: VALOR DE CAUSA 09 de Março de 2018
Direito Previdenciário Valor da Causa Ação Aposentadoria Rural 20 de Fevereiro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Valor da causa em obrigação de fazer 24 de Janeiro de 2017
Direito de Família DIVÓRCIO LITIGIOSO. Valor da Causa. Bens móveis que guarnecem o imóvel 12 de Dezembro de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Valor da causa 11 de Outubro de 2016