VALOR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO ADVOCATÍCIO

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por anacarolmiceli, 28 de Agosto de 2008.

  1. anacarolmiceli

    anacarolmiceli advogada atuante-OAB/PR 44801

    Mensagens:
    19
    Estado:
    Paraná
    Caros colegas, pela primeira vez me foi solicitado, através de um um grupo de SP, que eu tirasse cópia da sentença de um processo que tramita pela comarca onde resido.
    A questão é: quanto devo cobrar por isso? E mais: caso a peça solicitada não esteja disponível para cópia, devo ainda sim cobrar?

    Agradeço desde já a colaboração.
    ANA CAROLINA MICELI
    OAB/PR 44801
  2. HBarbara

    HBarbara Membro Pleno

    Mensagens:
    52
    Estado:
    São Paulo
    Ana

    normalmente cobro R$ 50,00 pela diligência + reembolso do valor gasto com as cópias e envio por correio.
    Apresente recibo das cópias e correio.

    Se o processo não estiver disponivel cobro do mesmo modo pois sai do escritorio para realizar a diligência, so não cobro se teria que ir ao forum do mesmo jeito para realizar algum serviço para meu proprio escritorio.
  3. Rudolf

    Rudolf Membro Pleno

    Mensagens:
    194
    Estado:
    Brasília-DF
    Trabalho com advogados correspondentes que para cópias simples cobram de R$ 70,00 a 100 reais.

    Se for muita coisa, como cópia integral de processos aí fica mais caro, mas no seu caso é só uma sentença, não é isso?!

    Não é cobrado se não for possível a reazliação da diligência.
  4. anacarolmiceli

    anacarolmiceli advogada atuante-OAB/PR 44801

    Mensagens:
    19
    Estado:
    Paraná
    Prezada Bárbara, agradeço su resposta, de verdade, pois me senti um peixinho fora da água. Mas no caso, não trabalho em outro escritório e peguei a informação pelo telefone (através do servidor) de que a peça desejada não está disponível; mesmo assim vou lá no fórum para ver o processo, para me certificar, e inclusive porque me foi solicitada uma peça(sentença e trânsito) e o servidor me informa pelo tel que o processo nem tem sentença ainda.... achei estranho.

    Nesse caso, vc acha que ainda sim devo cobrar?

    Muito obrigada.
  5. anacarolmiceli

    anacarolmiceli advogada atuante-OAB/PR 44801

    Mensagens:
    19
    Estado:
    Paraná
    Prezado Rudolf, agradeço sua ajuda. Já percebo que esta questão de cobrar ou não, caso a diligência não possa ser realizada, vai depender do escritório que me solicitou as peças...mas será que não posso cobrar mesmo indo até lá para me certificar quanto a disponibilidade ou não da peça? Por outro lado entendo que para quem vai pagar não há como se certificar que de fato me desloquei até lá para ver o processo. Poderia tirar cópia da petição do último movimento... o que acha?

    Grata.
    ANA CAROLINA MICELI
  6. Rudolf

    Rudolf Membro Pleno

    Mensagens:
    194
    Estado:
    Brasília-DF
    ou uma certidão de objeto e pé.
  7. anacarolmiceli

    anacarolmiceli advogada atuante-OAB/PR 44801

    Mensagens:
    19
    Estado:
    Paraná
    Caro Rudolf, desculpe-me a ignorância, mas o que é uma certidão de objeto e pé?
  8. Rudolf

    Rudolf Membro Pleno

    Mensagens:
    194
    Estado:
    Brasília-DF
    É um resumo do processo, ou seja, natureza da ação, partes, principais atos praticados e a situação atual do processo.
  9. anacarolmiceli

    anacarolmiceli advogada atuante-OAB/PR 44801

    Mensagens:
    19
    Estado:
    Paraná
    eu mesma quem faço ou é o cartório quem expedi?
  10. Rudolf

    Rudolf Membro Pleno

    Mensagens:
    194
    Estado:
    Brasília-DF
    a própria vara;
  11. anacarolmiceli

    anacarolmiceli advogada atuante-OAB/PR 44801

    Mensagens:
    19
    Estado:
    Paraná
    OK. MUITO OBRIGADA. DE VERDADE. VOU ENVIAR UM EMAIL PARA O GRUPO INFORMANDO O OCORRIDO E SOLICITAR SEU DESEJO OU NÃO DA MINHA IDA ATÉ O CARTÓRIO E, SENDO O CASO, PEDIR A EXPEDIÇÃO DE UMA CERTIDÃO DE OBJETO E PÉ. O QUE ACHA?
  12. bladoborges

    bladoborges Membro Pleno

    Mensagens:
    249
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Ana, você é advogada?
  13. anacarolmiceli

    anacarolmiceli advogada atuante-OAB/PR 44801

    Mensagens:
    19
    Estado:
    Paraná
    sou advogada sim. mas não trabalhava. só fazia alguns processos pessoais no juizado especial. trabalhei tb com trabalhista por 3 meses.
  14. DEKAGUEDES

    DEKAGUEDES Em análise

    Mensagens:
    21
    Estado:
    São Paulo
    Ana,

    Aqui em São Paulo, cobro R$ 100,00 para qualquer diligência, pois inclusive tudo fica mais longe. Acho que vc poderia passar um email quanto a diligência + os valores das cópias.

    Caso vc faça a diligência e não esteja disponível cobre a metade da diligência. Acho que desta forma é interessante, o que vc acha?

    Se for urgência (mesmo dia) cobro o dobro da diligência.

    Abraços,

    Andréa
  15. anacarolmiceli

    anacarolmiceli advogada atuante-OAB/PR 44801

    Mensagens:
    19
    Estado:
    Paraná
    não militava; ficava estudando para concurso em casa. achei uma boa idéia a sua. Inclusive, a mais justa.

    Grata.
  16. HBarbara

    HBarbara Membro Pleno

    Mensagens:
    52
    Estado:
    São Paulo
    Ana

    eu estou no interior on tudo é mais perto rs rs diferente de grandes centros como SP, depois que o escritório de fora fecha a parceria comigo eu cobro so as efetivamente realizadas ou quando em alguns casos é necessário ir várias e várias vezes verificar o processo antes de conseguir o que o correspondente deseja cobro metade da diligência como sugerido por outras pessoas.

    Eu não cobro urgência pq estou muito perto do forum local e não demora muito tempo ir até e realizar a diligência.
  17. anacarolmiceli

    anacarolmiceli advogada atuante-OAB/PR 44801

    Mensagens:
    19
    Estado:
    Paraná
    Bárbara,

    minha situação é parecida. Tb moro no interior. Espero que agora mais vezes possam me chamar para auxiliá-los.

    Grata.
    Abraços
Tópicos Similares: VALOR PRESTAÇÃO
Forum Título Dia
Direito de Família Juiz autoriza quitação de transação tributária com valores penhorados 25 de Dezembro de 2023
Notícias e Jurisprudências Concessionária não é obrigada a devolver valor pago por veículo consertado 25 de Abril de 2023
Direito do Trabalho Comissão paga a título de prêmio e redução de valores 12 de Julho de 2022
Direito do Trabalho Comissão paga a título de prêmio e redução de valores 12 de Julho de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor LEVANTAMENTO VALOR DEPÓSITO JUDICIAL 21 de Outubro de 2020