Venda De Imóvel Antes Do Falecimento

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por anasoares, 30 de Dezembro de 2009.

  1. anasoares

    anasoares Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    A dúvida é a seguinte: Um casal com dois filhos menores possuíam um apartamento finaciado pela CEF. Eles se separaram, mas não judicialmente. O apartamento foi vendido pelo marido apenas com "contrato de gaveta", mas o apartamento e a dívida continuaram sendo do casal perante a CEF. Após dois anos da venda, no mês de Novembro de 2006, saiu o divórcio através de processo litigioso pela esposa, já que seu marido não era localizado para assinar a documentação. Em Dezembro do mesmo ano, o marido faleceu. Com o falecimento, o imóvel foi quitado e a escritura está no nome da viúva. Porém a pessoa que comprou o apartamento não quer pagar o valor correspondente às parcelas vincendas do financiamento e não entra em contato para negociação de acordo. Considerando que um dos filhos ainda é menor de idade, é possível que a esposa ou o filho maior de idade entre com uma ação exigindo o pagamento do valor ou a devolução do imóvel?
  2. Cjardim

    Cjardim Membro Pleno

    Mensagens:
    207
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Caramba, que sinuca... Ana, penso que aqui vale a regra de que ninguém pode alegar a própria torpeza em seu benefício. Se o contrato de gaveta valeria caso o "gaveteiro" precisasse transferir o imóvel prá sim, penso que vale também em favor da CEF. Em sendo assim, a quitação seria inválida, pois o falecido não mais era o destinatário do seguro.

    Contudo, como você precisaria solucionar o problema, eu notificaria o gaveteiro para que comparecesse em seu escritório a fim de formalizarem acordo para quitação do apartamento, sob pena de desfazimento do negócio (devolve o apto e teu cliente devolve o valor já pago), fundado no inadimplemento. Na pior das hipóteses, caberia informá-lo de que, não efetuando acordo de quitação do saldo, a CEF seria notificada do contrato de gaveta, anulando a quitação, e retomando a dívida ao status anterior.

    Boa sorte!!

    []s
Tópicos Similares: Venda Imóvel
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Usufruto em matrícula originária de imóvel em venda judicial 28 de Março de 2024
Direito de Família Inventário: imóvel alienado através de promessa de compra e venda. 02 de Junho de 2020
Direito de Família SEPARAÇÃO DE FATO x VENDA DE IMÓVEL 23 de Janeiro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Compromisso de Compra e Venda de Posse de Imóvel Rural 11 de Janeiro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Distrato de contrato de promessa de compra e venda de imóvel 18 de Junho de 2018