Venda de imóvel sob inventário

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Ernst, 03 de Agosto de 2017.

1. Ernst

Ernst Membro Pleno

Estado:
    Rio Grande do Sul
    Boa Tarde! Minha primeira participação neste fórum de debate, por tanto peço desculpas por alguma gafe que eu venha a cometer.

Estou realizando um inventário de apenas um bem (terreno) com diversos herdeiros e co-herdeiros, inclusive um interditado.

Já foi apresentado o esboço de partilha. No entanto, não foi expedido os respectivos formais de partilha em razão do não pagamento do imposto estadual (ITBI) e outras despesas por falta de dinheiro por parte dos herdeiros (30 mil reais).

O juiz autorizou a venda do terreno mediante deposito em juízo, por preço não inferior a avaliação.

Eis que surgiu um comprador, que fez a proposta de pagamento parcelado (primeira parcela 180 dias e duas subsequentes no mesmo prazo após assinatura de um contrato de "comodato") com correção pelo IGPM.

Minha dúvida é? Qual o melhor contrato? Me parece que "comodato" não seria o adequado! Acredito que um contrato de "compra e venda" seria melhor!

Concordam comigo ou teriam outro tipo de negociação mais adequado para esse caso, que dê segurança e garantias aos vendedores (especialmente). Obrigado pela atenção. Parabéns aos criadores, usuários, moderadores desse espaço. Abraços.
  2. GONCALO

GONCALO Avaliador

Estado:
    São Paulo
    Boa tarde doutor:
    Comodato é um empréstimo gratuito de coisa não fungível, que deve ser restituída no tempo convencionado pelas partes.
    Mais logico seria um Compromisso de Compra e Venda, nas condições combinadas
    Victor Costa Amorim curtiu isso.
  3. Ernst

Ernst Membro Pleno

Estado:
    Rio Grande do Sul
    Obrigado Dr. Gonçalo, foi exatamente isso que pensei. Achei estranho eles requererem comodato. Inclusive hoje na reunião para tratar do assunto voltaram a insistir nessa modalidade. Que foi obviamente rechaçado. Ouvir outra opinião a respeito dá mais segurança na hora do debate. Abraços e muito obrigado
  4. GONCALO

GONCALO Avaliador

Estado:
    São Paulo
    Provável que os compradores tivessem alguma má intenção, criando artificialmente uma situação que levaria anos para retonar ao statuo quo...
Tópicos Similares: Venda imóvel
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Compra e Venda de imóvel é Título Executivo? 05 de Julho de 2017
Direito de Família Alvará Judicial para venda de bem imóvel de pessoa interditada 22 de Maio de 2017
Direito de Família Promessa de venda de imóvel doado em vida 20 de Julho de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Imóvel hipotecado após a venda 07 de Março de 2016
Direito de Família Desistência de venda de imóvel em inventário 19 de Junho de 2015

Compartilhe esta Página