Vinculo Ou Não?

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por Nélio Jr., 31 de Agosto de 2012.

  1. Nélio Jr.

    Nélio Jr. Em análise

    Mensagens:
    4
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Olá amigos,

    Estou com a seguinte dúvida:

    Uma senhora, esporadicamente, realizar serviços num sitio, situado na zona rural dum determinado município. Serviços que vão desde molhar a chacra deste local até faxinas na sede.

    Pois bem, esta senhora está se aposentando, e agora, veio até meu cliente do núcleo de pratica, requerer seus tempos de serviço, que segundo ela, referem-se aos 15 anos que a mesma, vem realizando estas atividades de maneira esporádica.

    Enfim, mesmo realizado sua atividade de forma eventual, ela tem algum direito?
  2. verquietini

    verquietini Membro Pleno

    Mensagens:
    196
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Dr. Nélio Júnior

    O que seria o trabalho esporádico?

    Qual a rotina?
  3. Nélio Jr.

    Nélio Jr. Em análise

    Mensagens:
    4
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Olá Dr. Wagner

    Ela prestava serviços quando necessário, por ex:

    Acaso quebrasse uma cerca, a mesma era contactada para efetuar o concerto.

    A família do meu cliente, tem este sitio como fonte de lazer, assim, as faxinas só ocorriam, quando previamente as requeriam a essa senhora.

    Não havia uma rotina "certa", de forma que, semana ela prestava serviços, semana não; mês sim, mês não... ...Enfim, não perdurava uma habitualidade, e meu cliente possui recibos que comprovam que esses serviços, eram prestados de forma eventual.


    No entanto, ela veio requerer seus tempos de serviço...
  4. verquietini

    verquietini Membro Pleno

    Mensagens:
    196
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Dr. Nélio, bom dia

    Penso que pelas informações prestadas não existe vínculo de emprego doméstico, pois falta seu elemento principal - CONTINUIDADE, o qual segundo entendimento sedimentado pelo TST é mais rígido inclusive do que o requisitos da NÃO EVENTUALIDADE.

    Em sendo assim, penso que o direito do trabalho não socorrerá esta senhora. Ela deveria ter recolhido INSS como empregada autônoma.

    Ao meu sentir não há como imputar responsabilidades ao seu cliente pelo infortunio dela.
Tópicos Similares: Vinculo Não
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Empresa de tefonia, passa a fazer cobranças de faturas de cliente que não possui vínculo com a mesma 16 de Março de 2016
Direito do Trabalho Vinculo Ou Não! 25 de Abril de 2012
Notícias e Jurisprudências Diarista Em Três Dias Na Semana Não Obtém Vínculo De Emprego 10 de Agosto de 2010
Direito do Trabalho Estágio Não Cria Vínculo De Emprego 02 de Dezembro de 2009
Direito do Trabalho Caracterização de vínculo de emprego 30 de Agosto de 2019