Acao De Partilha Posterior - Quinhao De Bem De Sogro Falecido

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Novanaprofissao, 03 de Novembro de 2010.

  1. Novanaprofissao

    Novanaprofissao Em análise

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Olá a todos!
    Gostaria de saber, se em acao de partilha posterior a divorcio litigioso, é possível pedir a reserva da metade do quinhao que caberá ao ex-conjuge em inventário e partilha extrajudicial de imovel de sogro falecido na constancia do casamento? Esta pergunta ficou longa. Tentarei explicar:
    - O pai do Joao faleceu enqto este (Joao) era casado em regime de comunhao universal com Maria
    - O pai de Joao deixou grande lote e casas a serem partilhadas entre 6 filhos, mas o inventário e a partilha nunca foram feitos.
    - Maria e Joao se separaram e Maria permanceu residindo em imovel do ex-sogro, pagando por todas as dividas de manutencao do imovel
    - Joao propoe acao de divorcio litigioso em face de Maria. A partilha de bens nao é feita.
    - Joao e seus irmaos iniciam extrajudicialmente o inventario e a partilha dos bens do pai falecido.
    - Joao e seus irmaos pretendem vender a casa e o lote onde Maria reside.
    - Pode Maria requerer algum direito sobre este imovel onde reside- sendo que era ainda meeira de Joao qdo seu sogro faleceu?

    Agradeço a quem puder ajudar-me com esta dúvida. Sou recém-formada e este tema vem me atormentando a algumas noites.
    -
    Agradeço antecipadamente uma vez mais.

    Lana
  2. A. Decio R. Guerreiro

    A. Decio R. Guerreiro Membro Pleno

    Mensagens:
    128
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo

    LANA

    Bom Dia

    Dentro do quadro que se apresenta pela sua exposição, meu entendimento é o seguinte:

    1) O casamento sendo em comunhão universal de bens, a Maria é considerada meeira dos bens de João.
    2) Desta forma, por ocasião do divorcio, deveria ter sido efetuada a partilha, o que, conforme voce expõe, não aconteceu.
    3) Entretanto, essa partilha pode ser feita a qualquer tempo uma vez que aqueles bens ainda pertencem a ambos.
    4) Desta forma, Maria ainda tem direito a seu quinhão conforme determina sua meação e para a venda da casa é necessário que ela concorde e, em concordando, receberá a parte que lhe cabe. Para esta venda será necessário a assinatura dela também na transmissão do imóvel do cartório.
    5) Quanto ao inventário extrajudicial é necessário que Maria se manifeste como herdeira considerando ser o João apresentado como casado na época do falecimento do sogro. Sugiro verificar como esta sendo conduzida essa partilha. Ela terá direito sim a seu quinhão.
    Esse é meu entendimento.

    UM ABRAÇO

    DECIO GUERREIRO
  3. jdireitinho

    jdireitinho Membro Pleno

    Mensagens:
    43
    Estado:
    Brasil
    Olá, tenho um caso semelhante. Ambos estão cientes do quinhão deixado pelo pai de João.

    Entretanto, no meu caso, João que entrou com o pedido de divórcio c/c partilha. O que eu queria saber é se devo considerar o valor do quinhão para definir o valor da ação (entre outros bens) e, ao final e se Maria for condenada em custas e honorários, e ainda, na divisão das dívidas, se há a possibilidade na execução de mandar gravar o crédito no quinhão, caso Maria não pague.
Tópicos Similares: Acao Partilha
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Partilha de bens. Concorrência de companheiro com filiação híbrida 10 de Maio de 2024
Direito de Família Inventário: Apresentação de Novo Esboço de Partilha - Agravo de Instrumento 21 de Junho de 2020
Direito de Família Ação de reconhecimento e dissolução de união estável cc partilha de bens consensual 24 de Janeiro de 2019
Direito de Família Modificação da casa base na guarda compartilhada 11 de Abril de 2018
Direito de Família Manifestação - Estudo Social - Guarda Compartilhada 26 de Novembro de 2017