Acordo entre as partes mas não assinado pelo Reclamante

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por Gabriel Altran, 04 de Julho de 2019.

  1. Gabriel Altran

    Gabriel Altran Membro Pleno

    Mensagens:
    28
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraná
    Bom dia nobres colegas. Estou preparando uma defesa trabalhista e estou com um dilema, os fatos são o seguinte:

    Meu cliente foi demandado em um ação trabalhista. Todavia, as partes entraram num acordo. A minuta do acordo foi elaborada pelo advogado do Reclamante e foi assinada pelo mesmo, por mim (advogado do reclamado) e pelo reclamado. Inclusive, o Reclamado JÁ QUITOU TOTALMENTE O ACORDO ANTES DO ESTIPULADO, inclusive honorários daquele patrono (tenho todos os comprovantes).

    Acontece que o Reclamante agora não quer assinar o termo de acordo para ser juntado nos autos e dar prosseguimento na ação, fica se desvencilhando desse dever.

    Estou fazendo a contestação para ir para a audiencia de conciliação. Os colegas tem alguma recomendação de que posso informar nos autos? Alguma jurisprudencia, algum pedido?

    Att.
  2. Carlos Eduardo Ferreira

    Carlos Eduardo Ferreira Membro Pleno

    Mensagens:
    29
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    O advogado tem poderes na procuração para transigir?
  3. MariaLaura

    MariaLaura Membro Pleno

    Mensagens:
    146
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Bahia
    Bom dia,

    se o patrono do advogado tinha procuração nos autos e esta lhe dava poderes para transacionar, entendo que o acordo é válido.

    Na pior das hipóteses, o juiz vai compensar o valor pago com os que forem eventualmente devidos, em caso de não homologação do acordo.
  4. rodrigopauli

    rodrigopauli Rodrigo S. Pauli

    Mensagens:
    504
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Sigo o mesmo entendimento dos colegas, se o procurador detinha poderes para transigir, o acordo em tese é válido, se o reclamante se arrependeu ou entrou em desacordo com o procurador, é uma questão a ser resolvida entre os dois. Todavia na justiça do trabalho acontece de tudo, é sempre bom garantir a assinatura do reclamante e levar a homologação pelo juízo, antes de fazer o primeiro pagamento. O acordo só passa a existir, depois de homologado pelo juízo, se não havia homologação, sempre existe a possibilidade de ser rescindido, ou do juízo não homologar, diante da flagrante resistência do reclamante em relação aos termos do acordo, talvez fosse o caso dele nomear novo procurador. O que ocorre as vezes, é do cliente ver no acordo o valor que o advogado esta recebendo a título de honorários advocatícios sucumbenciais da parte autora e depois querer renegociar os percentual a ser pago por ele, ou até mesmo se negar a pagar qualquer valor a título de honorários, pois compreende como se o advogado estivesse sendo pago duas vezes ou recebendo um percentual muito alto, quando os colegas cobram um percentual muito alto, realmente ficasse numa saia justa, têm de saber justificar muito bem os custos ao cliente.
Tópicos Similares: Acordo entre
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Acordo Entre Gerentes E Empresa 14 de Março de 2013
Direito do Trabalho Recusa Na Homologação De Acordo Entre As Partes 16 de Abril de 2010
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Extinção da execução sem cumprimento de acordo 04 de Dezembro de 2021
Direito de Família Acordo de alimentos homologados num processo e não homologados em outro com as mesmas partes 09 de Novembro de 2020
Direito do Trabalho Acordo em cumprimento de sentença 04 de Outubro de 2020