BUSCA E APREENSÃO EM VIRTUDE DE ATO ILÍCITO

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por IRON LAW, 13 de Março de 2007.

  1. IRON LAW

    IRON LAW Membro Pleno

    Mensagens:
    346
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Eu gostaria da opinião de vocês acerca do seguinte caso:

    Uma pessoa tem uma dívida com outra. O credor, procurando forçar o adimplemento, subtrai documentos e objetos do devedor, informando-lhe que só os devolverá após receber o valor devido. O devedor, então, registra ocorrência na delegacia, ficando tipificado o crime de Exercício Arbitrário das Próprias Razões.

    Diante deste ato ilícito, caberia uma Busca e Apreensão de caráter satisfativo?

    Se não, caberia uma Busca e Apreensão cautelar? Neste caso, qual seria a ação principal?
  2. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Saudações Iron Law,

    Cabe a ação de reintegração de posse, onde poderá haver liminar inaudita altera pars (CPC, art. 928). Pode-se cumular o pedido com perdas e danos e/ou danos morais, ocasião em que a ação deverá tramitar obrigatoriamente pelo rito ordinário (CPC, art. 921, I e/ou art. 292, § 2º).

    Cabe alternativamente a ação cautelar de busca e apreensão. Neste último caso, a ação principal será perdas e danos e/ou danos morais.

    Abraços,
  3. IRON LAW

    IRON LAW Membro Pleno

    Mensagens:
    346
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Caro Fernando,

    Eu estava nessa linha, mas sem muita segurança, já que não achava nenhum caso parecido. Sua opinião me deixou bastante estimulado.

    Muito obrigado pela atenção.
Tópicos Similares: BUSCA APREENSÃO
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Como encontrar veículo com busca e apreensão já deferidas? Processo correu a revelia. 02 de Dezembro de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor PERDIDO PRAZO DE AGRAVO INTERNO. BUSCA E APREENSÃO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. 12 de Agosto de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Débito Automático não realizado - Serasa/SPC e busca e Apreensão 27 de Setembro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor BUSCA E APREENSÃO INDEVIDA? 10 de Agosto de 2017
Direito de Família Sou recém formada e preciso de ajuda em uma Ação de Busca e Apreensão de Menor 04 de Julho de 2017