Como funciona a audiência de conciliação em ação de investigação de paternidade?

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por ChristianeM, 03 de Dezembro de 2018.

  1. ChristianeM

    ChristianeM Membro Pleno

    Mensagens:
    160
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Caros colegas,

    Estava atuando somente na área trabalhista, mas como depois da reforma as ações miguaram muito, estou pegando ações de outras áreas também.
    Tenho uma audiência de conciliação essa semana de investigação de paternidade post mortem. Estou pelos réus, os filhos. Esses estão de acordo em fazer o exame de DNA.

    Minha dúvida é a seguinte, como nunca atuei na área da família, na audiência havendo a concordância de fazerem o exame, o meu prazo para contestação começa a correr depois da audiência, ou o processo só tem prosseguimento após o resultado do DNA.

    Por favor, alguém pode me dar uma luz?

    Agradeço desde já.
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,470
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde doutora:
    Fiquei confuso...O Exame de DNA vai demonstrar que o autor tem razão, ou dela carece.
    Contestar o exame de DNA nao parece ter um bom prognostico...
    ChristianeM curtiu isso.
  3. ChristianeM

    ChristianeM Membro Pleno

    Mensagens:
    160
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Dr. Gonçalo, os meus clientes estão de acordo em fazer o exame de DNA, pois o pai faleceu a pouco tempo. A minha dúvida é se na audiência eles concordando em fazer o exame o processo fica "suspenso" até o resultado do exame, ou mesmo se tiver a concordância do exame, vou ter que contestar a ação em 15 dias depois da audiência.
    Me fiz entender agora?
  4. cleide_ldo

    cleide_ldo Adv. São Paulo/SP

    Mensagens:
    186
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Caro colega!
    Se entendi bem, sendo o réu intimado, ele tem que apresentar sua defesa, nos termos do mandado citatório .
    Se ele concorda ou não em fazer o exame é irrelevante.
    Considere o seguinte: se houver negativa em se fazer o exame , presume- se a paternidade.
    Por outro lado, comprovada a paternidade por meio do DNA, como bem observado pelo colega acima, não há argumentos para a defesa .
    Logo, a contestaçao deve ser apresentada antes do exame DNA.
    S.m.j.
Tópicos Similares: Como funciona
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Como funciona a execução provisória de multa Astreinte!!! 03 de Dezembro de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Como funciona na prática, a contagem do prazo de 10 dias para cumprimento de liminar? 02 de Outubro de 2015
Direito do Trabalho Como funcionam as faltas quando trabalhador é plantonista? 24 de Julho de 2015
Direito Previdenciário COMO FUNCIONA NA PRÁTICA A REABILITAÇÃO PROFISSIONAL FEITA PELO INSS? 28 de Maio de 2015
Direito Tributário Como Funciona O Iss No Serviço Do Advogado Particular? E Alvará? 10 de Dezembro de 2013