Compra De Veiculo Em Revenda, Veiculo Com Problemas

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por CRISTIAN GOMES, 13 de Agosto de 2010.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. CRISTIAN GOMES

    CRISTIAN GOMES Membro Pleno

    Mensagens:
    307
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    pessoal, estou com um caso em analise para saber se tenho ou não como pleitear indenização na justiça: estou em duvidas.

    o fato é que um cliente foi a uma revenda e teve interesse por um veiculo, ja que vai ser papai e o seu antigo veiculo não atendia as necessidades de um carro para carregar coisas de bebe, o porta malas era minusculo, apenas por este motivo teve que trocar o seu veiculo. nesta revenda encontrou uma pirua peugeout com porta malas bem maior e atendia as suas necessidades, este carro estava por r$ 36,900 e seu carro foi avaliado por r$ 35,000 na troca ficando uma diferença a ser paga por ele de r$ 1.900 e foi paga a vista em cheque, tudo bem seu carro anterior tinha ainda 12 parcelas de 350,00 a vencerem, a revenda propos e ele o seguinte: a revenda quitaria o carnê (12 parcelas) entregaria a ele o carnê quitado no dia seguinte. uma divida total aproximadamente de r$ 4.200, a propria empresa ligou a financeira e teve a informação que efetuando a quitação das 12 parecelas a vista , teria um desconto de aproximadamente r$ 400.00. e a revenda ainda cobrou um valor de r$ 600,00 para fazer esta transação para o cliente, sendo que o cliente queria transferir a divida do antigo veiculo para o veiculo atual e pagou a diferença a vista. apos uma espera de uma semana, a revenda fez esta proposta a ele. ao inves de transferir a divida, nós a quitamos e os valores que seria pago a financeira, o cliente deveria pagar a eles, sendo assim a revenda ganhou o desconto de r$ 400.00 pela quitação do carnê e ainda ganhou mais r$ 600.00 que cobrou do cliente algo em torno de 1.000 reais para uma divida de aproximadamente r$ 4.200; ou seja, cobrou 25% para esta transação. e ficou com 12 cheques pré datados para serem depositados na data combinada. nao seria uma pratica ilegal esta cobrança de 25% , praticamente uma agiotagem.

    não é só isso. meu cliente ficou com seu novo veiculo sem reserva e totalmente quitado, a revenda obrigou o cliente a fazer o documento e transferencia com ela, o cliente pediu para fazer o documento particular, ou mesmo fazer em seu despachante de confiança e nada disso foi aceito pela revenda, cobraram do cliente r$ 600.00 para este documento, sendo que o valor de mercado para o mesmo serviço seria de r$ 320.00 a r$ 390.00. não deram escolha para o cliente .

    ainda mais, este cliente antes de fechar negócio, apos ter acertado tudo com o vendedor, pediu ao mesmo para dar uma volta no carro e ver oque achava do veiculo, se tinha algum problema, o vendedor falo " o carro é zerado, é um carro 2009 e não carro velho" não precisa andar eu garanto. tudo bem o cliente acreditou e fechou negócio, quando foi retirar o veiculo, logo no dia seguinte percebeu varios problemas de suspenção, direção tripidando, carro puxando para esquerda, barulho na suspenção trazeira do veiculo. ao rodar acima de 50 km um ronco na roda dianteira esquerda, e passou email para loja com suas queixas, onde o dono da revenda pediu que levasse o carro até lá para o mecanico andar e avaliar as reclamações, foi feito isso mas lá chegando quem andou no veiculo foi o próprio dono da revenda e não o mecanico, ao voltar com o veiculo falou que não percebeu nada de errado com o carro. que estava tudo normal, mas que o cliente poderia levar na oficina que ele indicou para verificar. espera lá. se o dono andou e disse não ter visto problema algum em um carro que todos que andaram notaram problemas, oque meu cliente iria fazer na oficina de confiança dele? é óbivio que nada seria detectado de anormal. meu cliente negou-se a levar e pediu que o carro fosse ou a autoriza ou entao a uma oficina de sua confiança. o dono da revenda não aceitou. e disse ou leva na minha oficina ou não pago em outra. e com isso meu cliente foi desgostando do veiculo a cada dia , em quando discutiam por email oque seria feito. meu cliente entõa propos a devolução do veiculo a revenda e a mesma o daria a importancia de 36.900 que foi o valor pago pelo carro. a revenda negou-se tambem. querendo dar o carro anterior de volta, e esta discução se prolongou por email até dias atras quando meu cliente decidiu avaliar o carro em outra revenda para trocar novamente o veiculo, já que não estava feliz e o carro apresentava problemas e via que a cada dia as chances de acordo ficavam mais dificeis. a outra revenda desvalorizou o carro em r$ 6.000 devido os problemas e desvalorização do mercado, lembrando que tudo isso se deu em um periodo de 20 dias; perdeu r$ 6.000 em 20 dias. foi feito 2 orçamentos em empresas diferentes que constataram os problemas , temos em mãos todos emails das conversas e todos orçamentos feitos onde caracterizam que realmente o carro tinha problemas e o dono da revenda disse nao ter nada.

    outra coisa gravissima. toda transação deve gerar uma nota fiscal de entrada do veiculo e uma nota fiscal de saida do veiculo, a revenda não forneceu nota fiscal, deu apenas um papel da loja onde consta os dados dos carros trocados e valores. mas nada de nota fiscal.


    será que entrando com uma ação fundamentada em tudo que citei acima e devida comprovado com documentos e testemunhas presencias que estavam na revenda no momento da negociação ( esposa e pai do meu cliente) terei exito na sentença?


    a empresa pode obrigar o cliente a levar o carro em uma oficina ou o cliente tem direito de levar onde tiver confiança, e quanto ao documento ele pode obrigar a fazer o documento com ele e cobrar 60% mais caro que o valor de comercio local ou o cliente pode escolher onde fazer a documentação? e procurar um preço justo.

    obrigado amigos.
  2. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Saudações,

    Como se observa de nossas regras, não é possível responder consultas de particulares:

    REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM JURÍDICO
    Art. 3º - É terminantemente proibida a formulação de consultas sobre casos concretos por leigos.


    Nesse caso você deverá consultar seu advogado de confiança.

    Tópico trancado.

    Boa sorte,
Tópicos Similares: Compra Veiculo
Forum Título Dia
Direito Administrativo Multa por infração de trânsito - veiculo vendido, comprador não fez a alteração da titularidade 22 de Junho de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Compra E Venda De Veículo - Revendedora Retem O Documento De Transferência 17 de Abril de 2012
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Compra De Veiculo Com Defeito 01 de Abril de 2011
Direito Penal e Processo Penal Compra E Venda De Veículo Arrendado É Válida? 08 de Dezembro de 2009
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Compra De Veículo, Demora No Faturamento, Incidência De Ipi 01 de Outubro de 2009

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.