Direitos Autorais de livro - o que pode ou não usar?

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Carl.Sagan, 25 de Março de 2022.

  1. Carl.Sagan

    Carl.Sagan Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Prezados(as),

    tenho um projeto já em andamento de um curso de alemão com material didático para aprendizado do idioma, o qual constitui de gramática do idioma, livro do curso, livro de exercícios e vídeo-aulas gravadas por mim.
    Além da gramática, diálogos, explicações e todos os textos serem escritos por mim, nesse momento, pretendo utilizar outras fontes de consulta para construir os próximos livros e posteriormente disponibilizá-los para venda no mercado. Posto isso, por questões didáticas, é necessário que o livro contenha imagens e, obviamente, muitas dessas imagens eu não conseguiria fotografar por mim mesmo. Minha dúvida é, até que ponto eu posso utilizar materiais de outras fontes, naturalmente deixando todas elas evidentes no material final (com menção exata do livro / site de onde foi extraído), seja uma imagem, um áudio que faz parte de outro livro ou um exercício de um outro livro ainda, que eu venha a utilizar como complemento do meu próprio material e que seria colocado à venda.

    Vamos supor que em um livro (todos eles são de autores alemães e de editoras alemãs) eu encontre um tema relacionado à questão da poluição do meio-ambiente e deseja abordar ele. Após, em outro livro, encontro um texto a respeito do transporte público na Suíça e deseje usar esse texto / exercício para criar uma vídeo-aula em cima disso. Até que ponto tem-se permissões para tal, sem infringir a questão de Direitos Autorais, já que esse material será vendido posteriormente?

    Em suma, o material final seria um compilado de diversas fontes, além do material elaborado por mim mesmo.

    Obrigado.
Tópicos Similares: Direitos Autorais
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Direitos autorais 04 de Novembro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor É Lícito O Repasse Da Cobrança De Direitos Autorais A Clientes De Cinema? 20 de Novembro de 2011
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cessão De Direitos Autorais 18 de Novembro de 2009
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Direitos Autorais 11 de Março de 2009
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Direitos Autorais 11 de Novembro de 2008