ESTOU COMEÇANDO E PRECISO DE AJUDA!!!

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por Iniciante, 20 de Agosto de 2006.

  1. Iniciante

    Iniciante Em análise

    Mensagens:
    5
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Boa tarde,
    Estou começando a advogar agora e esta seria a minha primeira ação, portanto sou um poço de dúvidas !!!!
    Uma pessoa me procurou querendo propor ação para receber uma quantia ( R$ 1.600,00) que deu como fiança há 4 anos atrás, e findo o contrato não lhe foi restituída .
    Dúvidas :
    1)está ou não prescrito ? não consegui enquadrar no art 206 do CC !
    2) se não, como é feita a cobrança de honorários ? Isso simplesmente sequer é faladao em 5 anos de faculdade !!!! Não tenho a menor ideia de qto cobrar e como cobrar !
    Me ajudem, por favor !
    Desde já, obrigada a todos :huh:
  2. Historiador Carioca

    Historiador Carioca Membro Pleno

    Mensagens:
    570
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Apesar de não ser Adv, sei que a própria OAB distribui aos Adv um livreto com o preço sugerido para os Honorários para cada tipo de Ação a ser proposta ...

    Quanto ao resto, o pessoal poderá te ajudar melhor!!!

    Boa sorte e um abraço do Historiador!!!
  3. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Olá Iniciante. A meu ver a ação está prescrita ante o disposto no artigo 206, § 3º, IV do Código Civil.

    Pode-se no entanto, estudar a incidência do 206, § 5º, I do mesmo diploma, ou ainda a regra geral do artigo 205, conforme a jurisprudência abaixo: