Estou desistindo ...

Discussão em 'Empreendedorismo na Advocacia' iniciado por Gabriel Altran, 25 de Novembro de 2019.

  1. Gabriel Altran

    Gabriel Altran Membro Pleno

    Mensagens:
    28
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraná
    Bom dia nobres colegas (ou talvez ex colegas) de profissão.

    Há alguns meses atrás fiz uma postagem sobre como encontrar motivação na profissão, o que com o passar do tempo não obtive muito sucesso.

    A questão é que me vejo encurralado, num beco sem saída e não sei o que fazer para reverter a situaçao.

    Encontro-me num quadro sério de depressão, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de bipolaridade e síndrome de burnout (tudo diagnosticado por um profissional).

    Sou um advogado iniciante, me formei em 2017 e desde fevereiro trabalho em um escritório. Aqui dividimos todas as despesas (o que dá em média R$ 900,00 por mes), sendo que todos os processos que faço foram repassados por colegas, cuja a divisão é de 50% para cada um dos honorários.

    Acontece que, devido as doenças diagnosticadas, estou paralizado. Não consigo mais desenvolver, estou muito desmotivado, frustrado com a profissão e com o mercado. Ir em uma simples audiência de conciliação para mim é um terror, não consigo dormir, fico preocupado, com medo, ou seja, um TRAUMA.

    Além disso, pesa em minhas costas muitas dívidas, como financiamento estudantil caríssimo, entre outras, o que me desmotiva e me frustra ainda mais.

    O discurso de que "o começo da profissão é dificil, tem que aguentar" só piora a situação. Já estou há 1 ano e meio na profissão e as coisas parece que não estão virando pra mim. É muito dificil sair da cama, tomar um banho, vestir uma roupa e ir trabalhar. As crises de ansiedade, preocupações e problemas pessoais me assolam, tirando meu sono, minha disposição e, também, minha vontade de viver.

    Preciso da ajuda dos colegas a tomar uma decisão, pois no estado mental em que me encontro eu não consigo tomá-la sozinho.

    Tenho a opção de continuar trabalhando no escritório em que estou, tendo os gastos mensais, porém recebendo trabalho a se fazer.

    Ou abandonar o escritório e voltar a trabalhar em casa, até achar algum outro emprego ou algo do tipo, porém, essa opção eu perderia a parceria com o escritório, bem como leva-se em consideração que não tenho clientes e tenho apenas processos dativos (que são pouquíssimos).

    O que fazer?
  2. everton sbrisse

    everton sbrisse Membro Pleno

    Mensagens:
    19
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Olá,
    Olá, tudo bem?

    Sinto muito pela sua situação, estou terminando a faculdade e já estou aprovado no exame de ordem, então não estou qualificado para dar conselho sobre a advogacia, mas poderei compartilhar um pouco do que eu sei sobre controle financeiro.

    Primeira coisa que você deve fazer por no papel todos os seus gastos e rendas financeiras, fixos e variáveis, para ver se pode cortar alguma coisa, já que aumentar a renda ´sempre mais difícil.E muito importante você fazer isso, para ver o que os gastos desse escritório representa na suas finanças. Antes de decidir se sai ou continua nesse escritório, avalie qual o perfil de clientela na sua cidade, é se realmente tem a necessidade de ter um lugar fixo para atende-los.

    Segundo, crie uma meta de gasto mensal, sempre levando em consideração suas despesas fixas e uma estimativa das variáveis,por exemplo minha meta hoje é de R$1300,00, tendo manter os gasto abaixo desse valor, mas deves em quando acontece de extrapolar e gastar uns R$1900, isso e normal e imprevistos sempre acontece.

    Terceiro, se mesmo você fazendo tudo certinho do jeito que falei, e continuar no vermelho todo mês, ai não tem o que fazer muito, a não ser ir pagando primeiros as dividas que tem o juros de mora mais alto ou as dividas necessárias para trabalhar (exemplo anuidade), e desse modo deixe por ultimo as de juros de mora mais baixo, pois irar ser mais fácil pagar ou negociar lá na frente.. E dessa maneirar ir tocando a vida naquele dilema "Devo, não nego, pago quando puder", pois tem horas que não temos como resolver o problema, apenas temos que deixar ele passar.

    Eu sei que é tentador ter um escritório, eu mesmo penso todo dia em abrir um no próximo ano ou aceitar alguma das propostas estranhas ou absurdas (já me ofereceram uma sala em um escritório por R$800 por mês em média, mas sem qualquer divisão de honorários). Mas vou seguir o conselho que uma professora me deu, advogar home office e se precisar atender cliente usar a sala da OAB, e ir fechando parcerias com outros advogados, pequenos empresários e tudo que aparecer de interessante.

    Espero que encontre luz nas minhas poucas palavras e desejo muito que sua situação melhore. Então fica meu forte abraço meu amigo.
Tópicos Similares: Estou desistindo
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Estou me Desligando da Empresa - O que podem exigir de mim? 21 de Maio de 2024
Empreendedorismo na Advocacia Estou muito desmotivado, o que fazer? 06 de Agosto de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Estou Com Dúvida 15 de Janeiro de 2009
Arquivos antigos motorista não prestou socorro. 21 de Outubro de 2007
Arquivos antigos ESTOU COMEÇANDO E PRECISO DE AJUDA!!! 20 de Agosto de 2006