Extinção do Usufruto pelo Não Uso ou Não Fruição

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por HBarbara, 04 de Junho de 2008.

  1. HBarbara

    HBarbara Membro Pleno

    Mensagens:
    52
    Estado:
    São Paulo
    Como posso obter a extinção do usufruto pelo não uso ou não fruição do bem? o imóvel sobre o qual recai o usufruto nunca foi utilizado pelo usufrutuario nem para uso proprio ou para obter vantagem como alugueis. Gostaria de saber como extinguir o usufruto pelo não uso e como posso fazer prova no processo?
  2. val.ere

    val.ere Em análise

    Mensagens:
    11
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    olá

    Com fundamento no art. 1.410, VIII, CC, é possível, o que provavelmente é de conhecimento, já tangente a prova, talves a testemunhal seja a indicada...
    abraço
  3. HBarbara

    HBarbara Membro Pleno

    Mensagens:
    52
    Estado:
    São Paulo
    Val.ere

    Obrigada pela resposta, para varia esqueci da testemunha!!!! estou procurando jurisprudencias para fundamentar melhor minha inicial, estou arriscando cumular a ação de usufruto com a de extinção do condominio uma vez que o objetivo final é vender o imóvel em questão.

    se tiver mais alguma sugestão eu agradeço.

    Obrigada
Tópicos Similares: Extinção Usufruto
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Usufruto Vitalício - Extinção Pelo Art. 1.410, Iv Cc. 04 de Outubro de 2010
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Extinção da execução sem cumprimento de acordo 04 de Dezembro de 2021
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Extinção Contratual e multa - Academia 04 de Março de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Extinção sem julgamento do mérito 19 de Agosto de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Extinção de contrato 14 de Março de 2019