Imóvel Não Entregue Na Data Prevista + Cancelamento De Contrato

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por AugustoM, 29 de Novembro de 2012.

  1. AugustoM

    AugustoM Membro Pleno

    Mensagens:
    167
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Bom dia a todos os Caros colegas, peço apoio de todos neste caso:

    Fui procurado por um cliente, que me entregou um grande número de documentos, todos estes referentes a uma compra imobiliária que realizou no mês de Abril de 2011, com um preço total de R$ 84.336,18. E neste contrato, havia uma solicitação de pagamento no valor de R$ 3000,00, como valor de Entrada, e mais 6x de R$ 1000,00, com uma prestação financeira de aproximadamente R$ 400,00 mensais, após o pagamento da Devida entrada.

    Acontece que meu cliente, ficou desempregado, e sem condições de arcar com as quantias mensais, e fora atras da empresa para informar no mês de Agosto de 2011, que não teria mais condições de realizar o pagamento das mesmas. E assim a empresa, informou que o meu cliente realizasse alguns procedimentos bancários para permanecer cumprindo o contrato. No entanto as movimentações bancárias não tiveram exito, e a empresa, ainda ofereceu uma casa Usada ( Aquelas de Demonstração ), para meu cliente, para que o mesmo ainda continuasse com o contrato, e o mesmo recusou a oferta e requereu a desistência do contrato. No entanto, após meu cliente realizar o pagamento de aproximadamente R$ 8000,00, a empresa em forma de "acordo" ofereceu a devolução de apenas R$ 2000,00.

    Sendo assim, meu cliente foi até o procom, aonde não foi conseguido acordo, observando o fato de que são Duas empresas no Polo Passivo, uma Imobiliária e uma Construtora.

    A construtora ofereceu 75% do valor a que fora recebida por ela, e já a imobiliária não compareceu na audiência.

    Gostaria da ajuda dos colegas nas seguintes questões:

    -> Observando o fato, de que tenho Duas empresas no Polo Passivo, Poderia eu ajuizar 2 ações no JUIZADO ESPECIAL, em face de cada uma para solicitar o valor referente a cada, cumulado com Danos Materiais e Morais ? Uma vez, que o prazo da entrega da residência não fora cumprido ?

    -> Qual Ação eu deveria Propor ?

    Desde já, muito obrigado a Todos que respondem.
    Att.
    Augusto Mathias de Oliveira
    OAB/MT 16.451
  2. pjstramosk

    pjstramosk Membro Pleno

    Mensagens:
    347
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Caro Augusto,


    Creio que pela economia processual, apenas uma ação de rescisão de contrato seja necessária.

    Em relação aos danos morais, não entendi o que acarretaria tal situação, uma vez que ele sequer pagou 10% do valor total do contrato e está requerendo a resolução do pacto pela sua incapacidade de honrar a dívida contraída.

    Talvez eu não tenha "pego" todos os detalhes do caso.

    Nos mantenha informados.
  3. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,470
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia Dr.
    Tecnicamente falando, via de regra a imobiliária não vende o imóvel, limita-se a tão somente a intermediar a transação entre o candidato a proprietário e a Construtora.
    Assinado o compromisso de compra e venda, faz jus ao recebimento de sua comissão, independentemente do adimplemento do comprador.
    SMJ, não acho possível seja a imobiliária compelida a devolução daquilo que justamente percebeu.
    Afinal, se a pessoa comprou e não pagou...
Tópicos Similares: Imóvel Não
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ação de reintegração posse Imóvel não partilhado 20 de Novembro de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Usucapião De Imovel Não Desmembrado 10 de Janeiro de 2014
Direito de Família Inventário Judicial - Herança De Imóvel Sem Escritura, Somente Com Contrato De Compra E Venda Não Re 30 de Julho de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Compromisso De Compra E Venda De Imóvel Não Cumprindo 07 de Maio de 2013
Direito de Família Venda Imovel Não Registrado Sem Outorga Uxoria Antes Partilha No Divorcio 10 de Dezembro de 2012