Não Reconhecida União Estável Entre Padre E Mulher

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Ribeiro Júnior, 05 de Abril de 2010.

  1. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

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    A 8ª Câmara Cível do TJRS manteve por maioria de votos a decisão da Justiça de Porto Alegre que não reconheceu a união estável entre um padre da Igreja Católica, falecido em 2007, e uma mulher com quem se relacionou afetivamente.

    O pedido para o reconhecimento da vida comum à Justiça foi realizado pela mulher que informou à Justiça ter mantido união estável com o padre a partir de 1977 até 2007 quando do seu falecimento. O Juízo da 2ª Vara de Família e Sucessões da Capital julgou o pedido improcedente.

    Da sentença, houve recurso ao Tribunal de Justiça sustentando que o padre teria preferido manter o relacionamento em reservado para que pudesse continuar na profissão de ministro da Igreja e que a convivência era conhecida de vizinhos e familiares.

    Para o Desembargador Claudir Fidélis Faccenda, relator, “os requisitos para o reconhecimento da união estável, de acordo com o disposto na Lei nº 9.278/96, são a dualidade de sexo, a publicidade, a continuidade do relacionamento, e o caráter subjetivo, qual seja, o intuito de constituir família”.

    Afirmou o magistrado: “Particularmente, para este relator, a condição de sacerdote não seria empecilho para o reconhecimento da existência da união estável (...)”. E continua: “Essencial, porém, para o reconhecimento da união estável, mesmo que paralela, a presença dos requisitos legais, convivência pública contínua e com o objetivo de constituir família – assim é a jurisprudência”.

    “Sintomático, ainda,” destacou o Desembargador Faccenda, que, “mesmo após a aposentadoria, quando, em tese, poderia ter se afastado da diocese ou da vida eclesiástica para então dedicar-se exclusivamente à sua vida pessoal, especialmente para colocar em prática aos projetos e as promessas românticas que expressou em suas correspondências enviadas à recorrente, optou por continuar prestando o trabalho eclesiástico junto à comunidade, dando mostras, definitivamente, que em primeiro lugar estava o seu trabalho e não o projeto de construir família com a autora”.

    “A respeito da alegada publicidade do relacionamento, o que se observa pelas fotografias e pela prova oral, é que a mesma se dava em caráter restrito, ou seja, apenas no âmbito da família da recorrente ou na companhia de alguns poucos amigos os quais permitiam ter conhecimento da relação, o que não traduz o verdadeiro conceito de público”, disse o julgador.

    “Quando a lei fala em publicidade do relacionamento, a mesma não pode ser limitada. Pelo contrário, deve ser ampla e irrestrita para que chegue ao conhecimento de tantas pessoas quanto possível e em todos os lugares públicos – não é porque o casal frequentava locais adredemente escolhidos em razão do impedimento (legal e moral) do de cujus, que estaria suprido o requisito do art. 1.723 do Código Civil (convivência pública)”, considerou.

    As conclusões do voto do relator foram acompanhadas pelo Desembargador Luiz Ari Azambuja Ramos, que presidiu a sessão de julgamento ocorrida em 25/3/10.

    Voto minoritário

    Já para o Desembargador Rui Portanova a união estável entre os dois se mostrou “escancarada”: Disse que são quase 30 anos de uma induvidosa união estável na perspectiva e nos limites das circunstâncias das pessoas envolvidas. E continuou: “Em 1987, ele disse: Ou me aceita como eu sou ou termina aqui”. E ela: “Seremos nós, tu, eu e a Igreja – vamos continuar juntos, não há problema”.

    “Sem dúvida, ele foi um padre radicalmente fiel a sua profissão, há quem diga que foi casado com a igreja, mas ele era casado com ela”, considerou. “Talvez, de alguma forma, até a punisse, porque a amava, e isso fazia mal; ela era o objeto desse amor e desse ódio ao mesmo tempo, por isso ele acabou doando tudo para outra pessoa” (para a Igreja).

    “Temos que pensar de acordo com a situação” afirmou, “em relação aos homossexuais, por exemplo, há uma forma de analisar os requisitos da união estável na perspectiva de um casal homossexual – não é o mesmo tipo de publicidade, não é o mesmo tipo de fidelidade, não é o mesmo tipo de constituição de família”.


    FONTE: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul em http://www.iob.com.br/noticiadb.asp?area=juridicas&noticia=153606
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  2. advgodoysp

    advgodoysp Membro Pleno

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    Entendo que seria mais sensato aplicar o princípio da primazia da realidade.... Negar a existência de união estável porque o padre preferiu esconder sua condição é o mesmo que negar a existência de crime de pedofilia porque esta é negada por alguns padres que o praticaram.
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  3. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

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    Discordo, Dra. Fabiana.

    São dois argumentos que entendo interessante. O primeiro é que ao passo que o Padre mantém o sacerdócio, sem abandonar o cargo religioso, ele continua com a proibição de sua estrutura litúrgica para o casamento. Entendo ser um impedimento fático para o casamento, apesar de não estar listado no ordenamento jurídico pátrio. Ademais, a falta de publicidade do relacionamento também configura a falta de um dos requisitos para a União Estável. Contudo, no caso em tela, havia a publicidade por parte dos familiares, o que eu já julgo pertinente e bastante para configurar a publicidade. Se o enlace fosse por total desconhecimento de terceiros (como já vi acontecer em uma cidade que residi na infância), assim não haveria a publicidade mínima para configurar a união estável.


    Cordialmente,


    OBS.: Devido o início de debate sobre a notícia, este tópico foi transferido para a seção Direito de Família.
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