Réu Não Foi Intimado Pessoalmente De Redesignação De Audiência Em Jec

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Pousada, 20 de Outubro de 2010.

  1. Pousada

    Pousada Em análise

    Mensagens:
    15
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Olá colegas!

    Sou advogado aquí de São Paulo e deparei-me com uma situação super particular, no Juizado Especial Cível. Houve uma audiência preliminar de concilicação que foi infrutífera. Meu cliente (réu) compareceu e no ato juntei a Procuração.

    Ocorre que os autos foram transferidos para o Fórum Regional competente, já que a primeira audiência se deu em uma Faculdade Particular (no caso, FMU). Pois bem: como nunca antes eu havia tido conhecimento, o juiz antecipou a data de audiência de instrução e julgamento em 5 meses, coisa raríssima, já que aquí em São Paulo o mais comum é o adiamento das audiências, ante o vultuoso número de processos.

    O procedimento do cartório foi o seguinte: intimou via "AR", pessoalmente, os autores (que não tinham advogado constituído nos autos) e não fez o mesmo com o réu (o que, na minha opinião, ofendeu ao princípio da isonomia, já que tratou as partes de maneira desigual). Para cientificar o réu, apenas publicaram no Diário Oficial Eletrônico a redesignação da audiência, na pessoa do advogado.

    Conclusão: houve a audiência e o juiz decretou a revelia.

    As minhas dúvidas são:

    (1) É válido deixar de citar o réu por A.R. para uma audiência de instrução e julgamento, onde haverá seu depoimento pessoal, só pq possui advogado nos autos?

    (2) O advogado pode substituir a necessidade de intimação pessoal do réu, para uma audiência redesignada onde deveria ocorrer o seu depoimento pessoal?

    (3) Teria o advogado a obrigação de fazer as vezes da Justiça neste sentido?