Ação Civil Pública Do Mpf Para Garantir Que As Forças Armadas Recebam Advogados Presos Por Decisão J

Discussão em 'Modelos de Petições' iniciado por Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento, 08 de Novembro de 2010.

  1. Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento

    Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento Membro Pleno

    Mensagens:
    577
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Espírito Santo
    Ver anexo 449 MPF/DF quer garantir que Forças Armadas recebam advogados presos por decisão judicial

    Ação civil pública prevê multa de R$ 1000 diários em caso de descumprimento da determinação
    08/11/2010

    O Ministério Público Federal no DF (MPF/DF) acionou a Justiça para garantir que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica mantenham em suas dependências locais destinados a receber advogados presos por ordem judicial, como determina a legislação. O objetivo é garantir eficácia às ordens de prisão decretadas pelo Poder Judiciário, já que a ausência desses locais nas Forças Armadas permite ao advogado cumprir prisão domiciliar.

    O direito está previsto no Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (Lei 8906/94). Segundo a norma, antes de sentença de prisão transitada em julgado (quando não cabe mais recurso), o advogado só pode ser recolhido em salas de Estado Maior, diferente das celas especiais asseguradas a presos que tenham curso de nível superior.


    De acordo com o Supremo Tribunal Federal, a sala de Estado Maior é qualquer sala existente nas organizações militares que possua condições mínimas e que tenha sido determinada pelo comandante para este fim. Segundo as apurações, no entanto, várias unidades do Exército brasileiro tem se recusado a receber advogados presos, alegando não possuir o recinto em suas dependências.

    Para o Ministério Público Federal, a negativa militar gera privilégios indevidos. “Cria-se, indiscutivelmente, uma situação de iniquidade e impunidade, uma vez que, por omissão das autoridades militares, os advogados passam a constituir a única classe de profissionais a possuir direito automático à prisão domiciliar”, sustenta o MPF na ação civil pública.

    A ação pede, ainda, que seja fixada multa de R$ 1000 diários, em caso de descumprimento da decisão pelas organizações militares.

    Representação – A ação do MPF/DF foi motivada por um caso ocorrido no Espírito Santo há três anos, no qual o 38º Batalhão de Infantaria do Exército se recusou a receber um advogado preso por ordem judicial, apesar de ter sido constatada, em suas dependências, a existência de sala de Estado Maior, apta a recebê-lo.

    O caso será julgado pela 15ª Vara da Justiça Federal no DF. Processo 50307-26.2010.4.01.3400.

    Fonte de Divulgação: www.prdf.mpf.gov.br/imprensa/08-11-2010-mpf-df-quer-garantir-que-forcas-armadas-recebam-advogados-presos-por-decisao-judicial
Tópicos Similares: Ação Civil
Forum Título Dia
Direito Penal e Processo Penal Juizados Especiais Criminais - transação penal e composição civil dos danos 30 de Março de 2023
Direito de Família Retificação de Assento (Registro Civil - sobrenome errado de genitora falecido) 20 de Julho de 2022
Direito de Família Ajuda - Sucessão Processual em Ação de Retificação de Registro Civil 24 de Agosto de 2021
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Como Realizar a Identificação do Autor para Responsabilização Civil? 26 de Setembro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor "DOS PEDIDOS" em Ação de Responsabilidade Civil Médica 03 de Agosto de 2018