Ação Civil Pública Mpf X Jose Sarney - Restituir Ao Erário Valores Recebidos Que Extrapolam O Teto C

Discussão em 'Modelos de Petições' iniciado por Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento, 31 de Março de 2010.

  1. Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento

    Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento Membro Pleno

    Mensagens:
    577
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Espírito Santo
    30/03/2010 - MPF/DF: Sarney deve devolver remuneração acima do teto

    Ação civil pública cobra a devolução de valores recebidos pelo senador, nos últimos cinco anos, que extrapolam o teto remuneratório constitucional.
    30/03/2010 03:22

    O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) pediu à Justiça que condene o senador José Sarney a devolver aos cofres públicos os valores acima do teto constitucional recebidos pelo parlamentar nos últimos cinco anos. Além da remuneração como senador, Sarney recebe duas aposentadorias do estado do Maranhão: como ex-governador e como ex-servidor do Tribunal de Justiça do estado. A ação civil pública foi ajuizada ontem, 29 de março.

    A irregularidade foi revelada pelo jornal Folha de São Paulo em agosto de 2009. Segundo a matéria jornalística, Sarney receberia mensalmente ao menos R$ 52 mil dos cofres públicos. O valor é quase o dobro do teto remuneratório estabelecido pela Constituição a servidores e agentes públicos federais, que corresponde ao subsídio mensal dos ministros do Supremo Tribunal Federal, hoje fixado em R$ 26.723,13.

    O MPF instaurou inquérito civil público e solicitou informações ao governo do Maranhão e ao próprio senador. Sob o argumento da inviolabilidade da intimidade, ambos se recusaram a detalhar valores. Para o procurador da República Francisco Guilherme Bastos, embora incompletas, as respostas foram suficientes para comprovar a irregularidade.

    “Houve o reconhecimento acerca do pagamento de valores a título de pensão especial, que, quando acumulados com a remuneração do cargo de Senador da República, extrapolam flagrantemente o teto remuneratório previsto na Constituição Federal”, sustenta Bastos na ação judicial.

    Em medida cautelar, ele requer que a Justiça obrigue a União e o estado do Maranhão a revelarem os dados omitidos. Só então será possível calcular o valor total a ser devolvido aos cofres públicos por José Sarney.

    Fundamentação – O Ministério Público alega que a Constituição é clara ao estabelecer as regras do teto remuneratório. Deve-se considerar a soma de todos os valores recebidos dos cofres públicos, independentemente da fonte pagadora, defende o procurador Francisco Guilherme. Para ele, também não se pode alegar direito adquirido neste caso, já que a intenção do legislador ao criar a norma constitucional “foi justamente evitar os mega-salários provenientes dos cofres públicos”, completa.

    O caso será julgado pela 21ª Vara da Justiça Federal no DF. Processo 15159-51.2010.4.01.3400.

    Fonte de Divulgação da Notícia: www.prdf.mpf.gov.br/imprensa/30-03-2010-mpf-df-sarney-deve-devolver-remuneracao-acima-do-teto
    Fernando Zimmermann curtiu isso.
  2. Lekkerding

    Lekkerding A lot of love, a lot of blood.

    Mensagens:
    38
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    [font="'Book Antiqua"]Somando esta notícia com a iniciativa ousada - e corretíssima - de Irani Mariani e Marco Polo Giordani, eu diria que estamos caminhando para algum lugar. [/font]
    [font="'Book Antiqua"]A quem possa interessar, basta consultar o processo nº [/font][font="'Book Antiqua"]2009.71.00.009197-9, correndo no TRF4 - Porto Alegre.[/font]
  3. DR. MAURICIO

    DR. MAURICIO Visitante

    É, estão ocorrendo alguns casos que dão subsidios à gente dizer aos nossos clientes: "Confia na justiça". Tomara que essa onde não acabe! Abraços a Todos.
Tópicos Similares: Ação Civil
Forum Título Dia
Direito Penal e Processo Penal Juizados Especiais Criminais - transação penal e composição civil dos danos 30 de Março de 2023
Direito de Família Retificação de Assento (Registro Civil - sobrenome errado de genitora falecido) 20 de Julho de 2022
Direito de Família Ajuda - Sucessão Processual em Ação de Retificação de Registro Civil 24 de Agosto de 2021
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Como Realizar a Identificação do Autor para Responsabilização Civil? 26 de Setembro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor "DOS PEDIDOS" em Ação de Responsabilidade Civil Médica 03 de Agosto de 2018