Ação de regulamentação de guarda

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Patricia Faria Olmedo, 13 de Janeiro de 2019.

  1. Patricia Faria Olmedo

    Patricia Faria Olmedo Membro Pleno

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Mato Grosso do Sul
    Olá, eu estou iniciando agora no ramo da advocacia e entrei com uma ação de regulamentação de guarda com pedido de tutela antecipada para um cliente que queria a guarda provisória do filho menor. A minha dúvida é mais com relação a condução da ação, da prática mesmo, pois não tenho. Após ajuizada a ação, a juíza de primeiro grau remeteu o caso para o estudo social a fim de analisar a condição do menor. O menor foi ouvido pela assistente social, assim como o pai (meu cliente). O laudo da Assistente Social foi favorável à convivência do menor com o pai, e por conseguinte o MP também deu parecer favorável para tanto. Assim, veio a decisão de primeiro grau deferindo a guarda provisória, excepcionalmente deixando de designar audiência de conciliação, tendo em vista a probabilidade de acordo entre as partes. A parte contrária foi citada do teor da inicial e da decisão, tendo o prazo de 15 dias para oferecer contestação, o que não ocorreu havendo o decurso de prazo. Já foi assinado o termo de compromisso de guarda provisória por parte do meu cliente. Agora fui intimada a me manifestar nos autos. Pois bem, a dúvida é qual seguimento dar ao processo? Já foi deferida a guarda provisória, os pais estão de acordo com a decisão, porém a decisão não dispôs acerca de questões como a regulamentação de visitas e nem mesmo pensão alimentícia. Os pais já acordaram entre eles os períodos de visitas, e o pai não faz questão de pensão alimentícia, alegando possuir condições de prover com a mantença do menor. Devo pedir apenas a guarda definitiva e apenas mencionar que os pais já estão de acordo com os períodos de visitas?
  2. Evelin Gon

    Evelin Gon Membro Pleno

    Mensagens:
    51
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde Dra,

    Penso que, uma vez sendo revel a mãe da criança (pois como vc mencionou a mesma não apresentou sua defesa), estando todas estas questões que citou (regulamentação visitas, pensão, etc) descritas como pedido em sua petição inicial, poderá apenas manifestar a concordância no prosseguimento para sentença o que abarcará portanto, todos os pedidos citados (se os fez) e a determinação da guarda definitiva ao seu cliente. Se, no caso, o acordo que entraram os mesmos acaba por ser mais vantajoso, ou seja, acordaram e todos os aspectos, estão satisfeitos com as condições, as condições suprem os interesses do seu cliente, elabore um termo de acordo e peça a ambos que assinem. Peça a homologação do mesmo ao juiz, o valor dessa homologação é o mesmo que a sentença.

    Espero ter ajudado.

    Abraços.
Tópicos Similares: Ação regulamentação
Forum Título Dia
Direito de Família Regulamentação visita pai residente exterior 17 de Outubro de 2019
Direito Constitucional Regulamentacao visitas avoenga 13 de Setembro de 2019
Direito de Família Cabimento de reconvenção, demandando alimentos, em ação de regulamentação de guarda. 18 de Abril de 2017
Direito de Família Regulamentação de visitas 13 de Julho de 2016
Direito de Família URGENTE!!!! Reconvenção em regulamentação de visita 26 de Maio de 2015