Ação De Repetição De Indébito.

Discussão em 'Direito Tributário' iniciado por cimerio, 22 de Abril de 2014.

  1. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Caros Doutores, boa noite.
    O meu cliente, é parte passiva em execução fiscal. O próprio fisco de ofício admitiu o erro e hoje o processo está em fase de arquivamento.
    Todavia, o meu cliente teve gastos, transtornos etc devido à execução.
    Pergunto se agora, o caminho mais interessante é ingressar com ação autônoma de repetição de indébito ou se devo apenas atravessar petição neste sentido.
    Se a primeira hipótese for a eleita ( a que estou inclinado) devo juntar cópia integral da ação de execução como meio de prova, ou basta apenas citar o seu número processual?
    Ou ainda distribuição seria por dependência?

    Obrigado.
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa noite doutores:
    Se a Execução Fiscal ainda não está arquivada, já considerou a possibilidade de entrar com um de Exceção de Pré-Executividade, demonstrando a nulidade da execução?
    Não há prazo para esse tipo de incidente e que não exige custas.
    Acolhido o incidente, haverá uma sentença extinguindo o feito.
    E havendo uma sentença, haverá, forçosamente a condenação da Fazenda a verba sucumbencial, via de regra idêntica aquela exigida na Execução.
    Se a Exceção não for acolhida, ou seja, se o processo continuar,hão haverá ônus sucumbencial a ser arcado pelo o contribuinte.
    O duplo grau é obrigatório quando a Fazenda sucumbe, então a sucumbência só poderá ser exigida quando TJ devolver o processo a vara de origem.
    Depois de tudo isso - dependendo do valor - entra a fase do RPV (requisição de pequenos valores).
    Espero ter ajudado
  3. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Caro Dr. Gonçalo, obrigado pela ajuda.
    Mas o meu interesse maior não é em sucumbência e sim na repetição do valor cobrado a maior (165 CTN).
    No caso foi erroneamente o contribuinte cobrado por tributo de outra pessoa, sofrendo constrição em dívida ativa e execução com bloqueio judicial.
    Essa ação já foi resolvida, estando agora em fase de arquivamento.
    Minha dúvida é se ingresso com ação autônoma, por dependência ou nos próprios autos da execução fiscal.
    Abs.
  4. Ulisses Neto

    Ulisses Neto Membro Pleno

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
  5. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Caro doutor, acredito que eu mesmo tenha encontrado a resposta.
    Em ação desta natureza que trabalho, verifiquei que a jurisprudência entende que para haver a repetição em dobro, deverá ser demonstrada cabalmente a má-fé do credor.
    Assim, entendo ser raro aplicar este entendimento em matéria tributária, pois em regra, a cobrança indevida ocorre por erro, incompetência etc.
    Portanto, irei requerer apenas a repetição do indébito e danos morais.
    Atte.
  6. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Exatamente como o senhor explanou, doutor.
    Sem demonstração da má-fé, nada feito.
    Ainda que fosse possível fazer essa prova, os julgadores, via de regra, vivem "colocando panos quentes" para beneficiar as Fazendas, apesar de todos os beneficiosos que lhe concedem a LEF, como prazo em quadruplo, gratuidade dos atos processuais, intimação pessoal do procurador, etc, etc...
Tópicos Similares: Ação Repetição
Forum Título Dia
Direito Tributário Ação de repetição de indébito tributário x Parcelas de trato sucessivo 23 de Maio de 2017
Direito Tributário Repetição de indébito tributário - Audiências de conciliação no JEF 03 de Fevereiro de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Prazo Para Ingresso Com Ação De Repetição De Indebitos (Tac) 27 de Março de 2014
Direito Previdenciário Ação De Repetição De Indébito Contra Ipsemg (Adi 3106 Stf) 26 de Novembro de 2013
Direito Tributário Ação De Repetição De Indébito Tributário 30 de Maio de 2013