Ação Direta de Incosntitucionalide Cotas Raciais

Discussão em 'Modelos de Petições' iniciado por Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento, 03 de Maio de 2008.

  1. Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento

    Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento Membro Pleno

    Mensagens:
    577
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Espírito Santo
    Ação Direta de Incosntitucionalide Cotas Raciais ADIN 3197.

    Cotas raciais é tema de audiência no Supremo Tribunal Federal

    Em audiência realizada na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes, presidente da Corte, recebeu intelectuais da sociedade civil, sindicalistas, empresários e ativistas dos movimentos negros e outros movimentos sociais. O grupo entregou um documento que diz respeito a duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 3197 e 3330) contrárias à implantação de cotas raciais em universidades públicas.

    “Esse sistema de cotas raciais na Amazônia está obrigando os caboclos a se identificarem como negros, ou seja, é uma forma de etnocídio. Estão matando a identidade do caboclo da Amazônia”, afirmou o presidente do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro, Leão Alves.

    Ele informou que, atualmente, a Amazônia apresenta conflitos entre caboclos, mulatos e negros. “Na Amazônia, a maioria dos pardos não são afro-descendentes, são caboclos”, disse, ressaltando que “o sistema de cotas impõe interesses de um grupo à destruição de outro”. Recordando a mistura de raças do país, ele concluiu que “o sistema de cotas não é o consenso e vai contra a nossa formação cultural”.

    Para o representante do Fórum Afro da Amazônia, Francisco Johny, o governo federal deveria investir mais em ensino básico. “Nós sabemos que nem toda a população negra termina o ensino médio, nem chega ao nível superior porque não tem uma educação básica de qualidade e curso de capacitação”, afirmou.

    “Os negros podem chegar às universidades federais e concorrer às vagas sem a ajuda de cotas raciais”, disse, argumentando que o sistema contestado pelo grupo aumenta a discriminação no Brasil. Por fim, revelou que alguns movimentos negros estão “acorrentados a partidos políticos. Esse caso é político”, finalizou.
  2. Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento

    Herison Eisenhower Rodrigues do Nascimento Membro Pleno

    Mensagens:
    577
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Espírito Santo
    Segue anexo a outra Ação Direta de Inconstitucionalidade de nº 3330 que trata também das cotas raciais.
Tópicos Similares: Ação Direta
Forum Título Dia
Direito Administrativo Contratação direta de MEI's 29 de Maio de 2017
Direito de Família Avaliação indireta de imóvel depois do avaliador faltar 2 vezes 28 de Agosto de 2015
Direito do Trabalho Readaptação X Rescisão Indireta X Indenização. 25 de Julho de 2013
Notícias e Jurisprudências Ausência De Anotação Da Ctps É Falta Gravíssima E Autoriza Rescisão Indireta. 12 de Julho de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Como Elaborar A Inicial Direcionada Diretamente Ao Mp, Pedindo Que Seja Feita Investigação. 26 de Fevereiro de 2013