Cliente Insatisfeito Com Acordo

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por luanaribeiro, 24 de Fevereiro de 2014.

  1. luanaribeiro

    luanaribeiro Membro Pleno

    Mensagens:
    40
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde colegas!
    Fizemos um acordo na Justiça do Trabalho e o hoje o cliente retornou cheio de desconfiança e insatisfação porque conhecidos falaram que estava errado, o pai (que não é parte e estava nos corredores) acha que  deveria ser consultado antes do acordo. Enfim, ele acha que deve tomar providências porque segundo ele, nós perdemos e cobrar novamente (como se fosse possível). Tentei esclarecer, mas quando o cliente já vem "bem" informado pelos vizinhos não quer entender.
    Sei que para ingressar com ação anulatória, é necessário demonstrar alguns requisitos.
    Gostaria sinceramente que ação tivesse prosseguimento, claro que através de outro advogado, pois se for possível, pretendo substabelecer. 
    Pergunto: 
    Posso peticionar, antes do trânsito em julgado, informando que o cliente "não entendeu" claramente os termos do acordo e concordou por erro?
    Aguardo a sempre valiosa ajuda.
    Grata. 
  2. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Doutora, boa tarde. Não vivenciei esta situação na prática e transcrevo o seguinte texto da CLT:

     Art. 831 - A decisão será proferida depois de rejeitada pelas partes a proposta de conciliação.
      Parágrafo único. No caso de conciliação, o termo que for lavrado valerá como decisão irrecorrível, salvo para a Previdência Social quanto às contribuições que lhe forem devidas
    Logo, pela CLT não há como desfazer o trato.
    Todavia, se houve o seu cliente aceitou o acordo em razão de erro, é sim possível peticionar informando ao juízo o sua negatória com relação ao acordo.
    Entendo que a Dra. deverá bem fundamentar a razão do "erro" de forma a convencer o magistrado. Não duvido que a Dra. poderá enfrentar alguma censura, pois quando do acordo, o seu cliente estava devidamente acompanhado de profissional para defendê-lo.
    Mas lembre-se, defenda-se afirmando que o SEU CLIENTE e não a senhora é quem não concorda com o acordo em razão do erro (uma vez que a senhora entendeu perfeitamente as condições do acordo), pois ele é o DONO da causa.
    Enfim, demonstre ao magistrado que apesar da senhora ter entendido perfeitamente a causa e ter orientado o seu cliente, ele entendeu erradamente, e portanto, agora devidamente explicado do acordo, não o aceita.
    Espero ter ajudado.
    Atte.
  3. gustavocastro

    gustavocastro Membro Pleno

    Mensagens:
    367
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Ceará
    Aqui temos um um dito para tal situação:  "morreu maria-preá"

    Ele aceitou e assinou. O que está feito só seria desfeito se houvesse vício.
  4. jrpribeiro

    jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezada colega, boa tarde.

    Creio que uma vez que o reclamante estava devidamente acompanhado de advogado em audiência, bem como o acordo foi devidamente homologado, não há que se falar em anulação conforme preceitua o art. 831 parágrafo único da CLT, pois este valaerá como decisão irrecorrível.

    De qualquer forma posso estar enganado. Vamos aguardar outras opiniões.

    Cordialmente.
  5. RomuloK

    RomuloK Membro Pleno

    Mensagens:
    32
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Concordo com o colega Gustavo.

    Resta bastante nítido que não houve qualquer erro na aceitação do acordo, mas tão somente insatisfação, ao passo que o cliente crê ser possível obter mais vantagem.



     
  6. luanaribeiro

    luanaribeiro Membro Pleno

    Mensagens:
    40
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    De fato não houve erro algum, mas insatisfação posterior por ouvir a opinião de pessoas leigas e por pressão do pai. É uma tentativa de reverter para satisfazer o cliente e não ficar mal depois, por conta da desconfiança (o boca a boca de cidade pequena).
    Quando o cliente pediu opinião sobre o acordo, entendi razoável pois o juiz deu sinais de que a ação seria improcedente (pedido de rescisão indireta), mas alertei que última palavra era do reclamante.  
    Nos esforçamos e buscamos o melhor para o cliente, mas quando este não confia, fica difícil. 
  7. luanaribeiro

    luanaribeiro Membro Pleno

    Mensagens:
    40
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
  8. Alberto_tt

    Alberto_tt Membro Pleno

    Mensagens:
    351
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    A doutora não deve se intimidar com o cliente, deve manter o seu posicionamento sob pena de mostrar a sua fragilidade diante de argumentos de terceiros. Caso a doutora fale para ele que é possível anular o acordo, a doutora estará confessando que errou e daí as consequencias serão bem piores.
    Historiador Carioca curtiu isso.
  9. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa noite doutora:
    Entendo que a senhora não tem com o quê  se preocupar.  A ultima palavra  foi da Reclamante,  aceitando o acordo proposto, logo... 
  10. Historiador Carioca

    Historiador Carioca Membro Pleno

    Mensagens:
    570
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Subscrevo as respostas das últimas 02 postagens acima, na sua integralidade !!!

    Se o cliente viera a se assinar este acordo pela ocasião da audiência, é isto e pronto e acabou !!!

    Não há mais nada o que se fazer e não há mais qualquer satisfação a se dar !!!

    E, se ficar pertubando muito, mande ele procurar um Advogado outro e tentar te processar !!!

    Pelo derradeiro, não renuncie à esta causa visto que, assim o fazendo, poderia estar vindo a se dar alguma margem para que o mesmo não viesse a te pagar os seus honorários contratuais tal qual dali oriundos deste acordo !!!

    Enfim, é isto !!!
  11. luanaribeiro

    luanaribeiro Membro Pleno

    Mensagens:
    40
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
Tópicos Similares: Cliente Insatisfeito
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Cliente que comprou esteiras com problemas de rolamento será indenizada 25 de Abril de 2023
Notícias e Jurisprudências Site não ressarciu cliente por extravio de produto e é condenado 25 de Abril de 2023
Notícias e Jurisprudências Banco deverá indenizar cliente por se recusar a descontar cheque 25 de Abril de 2023
Notícias e Jurisprudências Lei do Superendividamento: banco é condenado a indenizar cliente que contratou cartão de crédito con 27 de Março de 2023
Notícias e Jurisprudências TJGO mantém condenação a supermercado de indenizar cliente por acusação falsa de furto no interior d 24 de Março de 2023