Cobrança Indevida? Uso Indevido Do Nome? Danos Morais?

Discussão em 'Fórum dos Neófitos' iniciado por fezinha0508, 26 de Março de 2010.

  1. fezinha0508

    fezinha0508 Em análise

    Mensagens:
    9
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Bem, passo-lhes o caso para ver se alguém pode ajudar uma probre estagiária!rs.

    Maria estava na rua quando foi abordada por um funcionário de uma loja de departamentos, para que ela fizesse o cartão da loja, pois possuíria muitos benefícios, e tal.Vamos dizer que o nome da loja é... CeO, ok? Como Maria já comprava nessa loja, resolveu fazer o tal cartão.
    Como Maria possuía uma boa renda, eles ofereceram o cartão da loja e um cartão de crédito, tudo junto no mesmo cartão, sabe? Como um cartão múltiplo. Chegaram até a concluir a proposta, pois estavam em posse dos documentos de Maria, sem autorização prévia dela. Esta, quando ficou sabendo, disse que não queria nenhum cartão de crédito, que só queria o cartão da loja, inclusive, na própria proposta, escreveu isso, pedindo uma cópia ao funcionário, que prontamente a atendeu e disse que era pra ela não se preocupar, pois eles não farim o cartão de crédito, só o da loja, e dentro de alguns dias ela estaria recebendo o cartão em casa.

    Dias depois, Maria recebe a carta da loja. Sabe quando a gente recebe cartão de loja, que vem num envelope de plástico, branco, todo lacrado que vem com um "AR" que você tem de assinar quando recebe? Então, na frente do envelope, no "AR", veio o nome completo de Maria, com seu endereço correto.
    Abrindo a carta, estava o bendito cartão múltiplo (cartão da loja + cartão de créditos) com o nome de MARIANA, com outro sobrenome bem diferente de Maria.
    Maria, imediatamente, ligou para a central de atendimento da loja informando o ocorrido, e eles cancelaram o cartão.

    Um mês depois, Maria recebe uma fatura da loja, com seu nome, endereço, seu CPF, e, constando como sua dependente a MARIANA. Maria não conhece nenhuma Mariana, nem colocou ninguém como dependente neste cartão.
    Maria vai até a loja, fala o que aconteceu, e os funcionários prometem resolver o problema.
    No outro mês, chega outra carta na residência de Maria. De novo com se nome, endereço e CPF, e, de novo, constando MARIANA como sua dependente e de novo Maria vai até a loja relatar o que aconteceu e novamente os funcionários prometem resolver o problema.
    Na fatura, parece que o que MARIANA gastou no mês anterior foi pago, não constando dívida nenhuma. Ao que parece, MARIANA também recebe a fatura em casa, né?
    No terceiro mês, chega a bendita fatura de novo, do mesmo jeito das anteriores. Mas, dessa vez, parece que a tal MARIANA não pagou a dívida. Maria entra em contato com a central de atendimento da loja e eles dizem que o problema será resolvido.
    No outro mês chega uma carta da loja para casa de Maria informando que eles vão incluir o nome de Maria no SPC se a dívida não for paga. O que efetivamente ocorre.

    E agora? O que isso gera? Cobrança indevida+ danos morais? Pela complexidade e pelo valor da causa é para JEC ou Vara cível?
  2. Evandro

    Evandro Membro Pleno

    Mensagens:
    109
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Prezada Fernanda.

    Esse caso é trabalho de faculdade?
    Fernando Zimmermann curtiu isso.
  3. fezinha0508

    fezinha0508 Em análise

    Mensagens:
    9
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro

    Não, é caso de estágio! rs.
  4. Léia Sena

    Léia Sena Membro Pleno

    Mensagens:
    498
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Com certeza cabe ação de indenização por Danos morais. Atenção! junte provas, muitas provas de todo o relato, as cartas, etc.

    Jurisprudência

    ACJ 2006710049107 DF Civil. Responsabilidade Civil. Danos Morais. Cartão de Crédito Não solicitado e Não utilizado pelo Consumidor. Envio de Faturas por longo tempo cobrando serviços não utilizados e encargos indevidos. Danos Moral Configurado.
Tópicos Similares: Cobrança Indevida
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Direito de propriedade. Instalação indevida de poste de energia elétrica. Cobrança pelo uso do solo. 17 de Abril de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cobrança indevida de ICMS na fatura de Energia Elétrica 26 de Janeiro de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor A mera cobrança indevida de divida inexistente gera o dever da empresa em indenizar o consumidor? 03 de Março de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor COBRANÇA INDEVIDA; OIFIXO; Legitimidade? 17 de Novembro de 2014
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cobrança indevida a terceiro 22 de Outubro de 2014