CONTRIBUIÇÃO SINDICAL. DEFESA DO INTERESSE/DIREITOS DOS ASSOCIADOS.

Discussão em 'Direito Constitucional' iniciado por Wyllame R. Lemos, 18 de Dezembro de 2023.

  1. Wyllame R. Lemos

    Wyllame R. Lemos Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Prezados, boa tarde!

    Meu nome é Wyllame, sou acadêmico do curso de Direito,

    Recentemente, conversava com uma colega, onde ela me contava que movia uma ação judicial contra o município onde a mesma é servidora. A pessoa em questão é sindicalizada no Sindicato dos Servidores Públicos daquele município, em que o modelo de contribuição adotado é mensal. Ela e outros servidores, ingressaram como consortes em uma ação coletiva contra o município, como dito, por meio do referido Sindicato. Ocorre, porém, ela me confidenciou, que o adv, juntamente com o Sindicato, estão requerendo um percentual de cada servidor com causa ganha. Quando ela me falou isso, gerou uma curiosidade/dúvida, a qual não conseguir sanar sozinho, aceca da legalidade do repasse desse percentual, tendo em vista que quando os servidores intentaram a ação, procuraram o Sindicato, ora, lhe incumbe a defesa dos seus interesses e direitos dos seus associados, inclusive na esfera judicial, nos termos do inciso III, art. 8° da CF, nada obstante, os associados contribuem para isso.

    Nota: Não questiono a legalidade de o adv cobrar pelos seus serviços. Me refiro aos servidores, além de já contribuir ao Sindicato, ter descontado esses percentuais nos valores, eventualmente ganhos com a referida ação, em vista de, repito, o adv foi contratado pelo Sindicato.
Tópicos Similares: CONTRIBUIÇÃO SINDICAL
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Cobrança de Contribuição Sindical Patronal - Empresa Integrante do Simples Nacional 07 de Dezembro de 2015
Direito do Trabalho Contribuição Sindical De Profissionais Liberais 16 de Dezembro de 2013
Política Projeto De Lei Prevê A Isenção Da Contribuição Sindical, Para Quem Já Paga Anuidade Da Classe-Como A 30 de Outubro de 2009
Modelos de Petições ADI questiona isenção de contribuição sindical 11 de Março de 2008
Direito Previdenciário 28 Anos de contribuição 31 de Agosto de 2018