Descumprimento de Ordem Judicial

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por valdirene nery, 25 de Outubro de 2015.

  1. valdirene nery

    valdirene nery Membro Pleno

    Mensagens:
    279
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde!

    Caros Colegas,

    Tenho uma ação de Guarda e Regulamentação de Visitas tramitando em uma das Varas de Família. Ocorre que mesmo diante da liminar expedida pelo juízo autorizando o pai a retirar o filho com a mãe a cada 15 dias (sem pernoite), a mão não tem autorizado as visitas, e o pai já esta há mais de três meses sem ver o filho.

    O juízo já foi informado, e a mãe já foi alertada acerca das penalidades pelo descumprimento da ordem judicial, mesmo assim nada mudou.

    No ultimo despacho o juiz esclareceu que o interessado deveria tomar as medidas cabíveis pelo descumprimento da ordem legal, mediante autoridades competentes.

    Assim meu cliente levou o mandado na delegacia e lavrou o segundo boletim de ocorrência, declarando que a mãe não deixa ele ver o filho.

    Minha pergunta é: qual é o próximo passo? Imagino que tenhamos que fazer a representação no juizo competente, que seria o criminal, é isso?

    Alguém pode me indicar as medidas cabíveis?
  2. luiz carlos venturini

    luiz carlos venturini Membro Pleno

    Mensagens:
    9
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Tem que ver como anda a jurisprudência no tj de seu estado, mas em princípio é cabivel a busca do menor. Veja:

    Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO DEVISITAS. DESCUMPRIMENTO. BUSCA EAPREENSÃO. CABIMENTO. Descumprido o direitode visitas regulado por sentença transitada em julgado, o cumprimento forçado do direito se faz através de medida de busca e apreensão. Precedentes jurisprudenciais. AGRAVO PROVIDO. EM MONOCRÁTICA. (Agravo de Instrumento Nº 70048043020, Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Rui Portanova, Julgado em 26/03/2012)
  3. Eliana Leão

    Eliana Leão Membro Pleno

    Mensagens:
    208
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Dra. Tive também um caso parecido e meu cliente, ao ver a recusa da mãe em entregar a criança, chamou a polícia para que intervisse. A mãe não viu outra alternativa, senão entregar.
Tópicos Similares: Descumprimento Ordem
Forum Título Dia
Direito de Família Guarda- Visitas- descumprimento de ordem judicial 19 de Janeiro de 2015
Direito Constitucional Mandado De Segurança Contra Descumprimento De Ordem Judicial Por Autarquia Federal (Inss) 08 de Dezembro de 2010
Regras Informação de Descumprimento de Liminar 11 de Fevereiro de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Rescisão de trespasse por descumprimento do comprador 05 de Setembro de 2021
Direito Constitucional Descumprimento de Liminar em ação de Fornecimento de Medicamento 24 de Setembro de 2018