DIFERENÇAS ENTRE AUXÍLIO DOENÇA E APOSENTADORIA POR INVALIDEZ

Discussão em 'Direito Previdenciário' iniciado por Leonardo Cabral Pinto, 27 de Setembro de 2019.

  1. Leonardo Cabral Pinto

    Leonardo Cabral Pinto Membro Pleno

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Prezados colegas, tenho um caso em meu escritório onde o cliente sofreu acidente de trabalho em julho 2012 e gozou de auxílio doença até março de 2019, quando o INSS então o aposentou por invalidez. Sabemos, pois, que o auxílio doença paga ao beneficiado apenas 91% do benefício, enquanto a aposentadoria por invalidez paga a integralidade do benefício, ou seja, 100%. Ocorreu, pois, que o INSS pagou ao meu cliente somente a diferença entre março de 2019 a agosto de 2019, tempo que levou para deferir a perícia para aposentadoria. Diante disso, indago, constatada a incapacidade desde a data do acidente, não seria devida a diferença entre os benefícios em todo o período? É flagrante que o INSS deveria tê-lo aposentado por invalidez desde o início. Acrescento que, no decorrer destes 7 anos, meu cliente sequer retornou ao trabalho, já que não conseguiu recuperar-se das sequelas do acidente. Qual a opinião dos colegas a respeito do caso? Grato!
  2. Ricardo AF de souza

    Ricardo AF de souza Membro Pleno

    Mensagens:
    19
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    B tarde

    só paga da concessão da invalidez, caso tenha certeza q estava inválido desde a concessão do auxílio doença ação previdenciária p retroagir a DIB da invalidez e pagamento da diferença
Tópicos Similares: DIFERENÇAS ENTRE
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Inicial trabalhista para pedido de diferenças salárias e seus reflexos 11 de Março de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ações referentes as diferenças dos planos econômicos. 07 de Outubro de 2014
Direito do Trabalho Conversão Auxilio Doença Em Auxilio Acidente E Cobrança Das Diferenças Fgts 10 de Setembro de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Usucapião entre ascendente e descendente 11 de Setembro de 2023
Notícias e Jurisprudências Produtor é condenado por não entregar vídeo de casamento 22 de Maio de 2023