1. vagner de jesus vicente

    vagner de jesus vicente Membro Pleno

    Mensagens:
    149
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Prezados, boa noite
    Por gentileza e tirem uma dúvida: cliente que assinar distrato de compra e venda de imóvel com a construtora onde receberá apenas 40% do valor pago e depois entrar com ação pedindo o restante. É possível? Sendo o distrato vontade entre as partes, haverá algum prejuízo na ação? Estou ciente que a jurisprudência tem decidido entre 10% e 20% de retenção.
    Grato.
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa noite doutor:

    Em sendo o Distrato modelo padrão da construtora ( ou exclusivamente por ela redigido) a clausula do desconto nessa ordem de 40% me parece leonina, passível de nulidade.

    Nessa esteira, entendo que caberia pleitear judicialmente a diferença, sim. E se essa diferença for igual a 40 SM, JEC....
  3. vagner de jesus vicente

    vagner de jesus vicente Membro Pleno

    Mensagens:
    149
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Grato Dr.Gonçalo, é o que farei.
  4. Cjardim

    Cjardim Membro Pleno

    Mensagens:
    207
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Também me parece que sim, mas, veja, o cliente age com reserva mental ao fazer desta forma. Como você falou que a ação está no futuro (se assinar... receberá...), pressupondo que ele ainda não o fez, eu não recomendaria a assinatura de tal distrato, pelo risco de, eventualmente, não conseguir obter a diferença depois.

    Boa sorte!
  5. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Não posso me furtar à concordância, doutor. Receber parte agora para buscar a complementação futura, na justiça, sempre envolve alguns riscos. Mas diria que pode ser primordial a argumentação do autor, demonstrando a gritante abusividade da clausula, o fato do consumidor ter sido induzido a erro, o insofismável enriquecimento sem causa do agente, e por aí vai...

    Sem esquecer que resultando a diferença a receber em valor inferior a 40 SM, fica aberta a possibilidade do JEC.

    Mas se ao autor for indiferente receber agora ou no futuro ( e bota futuro nisso ) seria o mais seguro. Se a Pessoa Jurídica não falir ou entrar em Recuperação Judicial, claro...
  6. vagner de jesus vicente

    vagner de jesus vicente Membro Pleno

    Mensagens:
    149
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF

    Os Drs. vejam a dificuldade no aconselhamento ao cliente!! No primeiro momento tendo a aconselhar para a não assinatura do distrato para não "enfraquecer" a ação. Por outro lado existe a necessidade do cliente! O que fazer? Aceitar e buscar a justiça com os devidos argumentos! Tenho usado o 884 do CC, cumulado com 51 CDC. Grato Drs.
  7. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    De fato, doutor, não é fácil...

    Mas, como diz o adágio popular, “cada um sabe onde lhe aperta o calo”;)

    Á luz dos fatos postados pode ser o caso de se “passar a bola” ao cliente, demonstrando as vantagens e desvantagens inerentes a cada opção, para que ele escolha a que mais lhe convier.
Tópicos Similares: DISTRATO
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Distrato de contrato de promessa de compra e venda de imóvel 18 de Junho de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Distrato da Compra de Imóvel 11 de Abril de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Distrato Judicial 01 de Maio de 2011
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Alvara Judicial Para Assinatura De Distrato Social 11 de Março de 2009