Divórcio - Partilha Com Doação Ao Outro Conjuge

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por mary santos, 11 de Dezembro de 2012.

  1. mary santos

    mary santos Membro Pleno

    Mensagens:
    45
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Pará
    Bom dia colegas,

    Gostaria da ajuda de vocês na seguinte questão: Meus clientes pretendem se divorciar, eles já estão separados de fato a 8 anos e possuem 2 filhas adultas, o regime de casamento foi o de separação parcial de bens, e os mesmos adquiriram como patrimônio em comum uma casa. O cônjuge varão já possui outro relacionamento, adquiriu novos bens com a outra companheira e também já possui outros filhos, 2 menores e reconheceu uma outra filha, já adulta. O casal resolveu fazer a partilha do seguinte modo: a esposa ficará com a casa que o casal adquiriu como patrimônio em comum, o cônjuge varão pretende fazer a doação, e o outro cônjuge se mantem com os bens que adquiriu posteriormente a separação. O imóvel objeto da doação e partilha, ainda está em fase da legalização e retirada da escritura, é fruto de um financiamento, que só agora foi vencido, já tendo ocorrido a baixa da hipoteca e o pagamento do imposto para transmissão a nova proprietária que é a cônjuge varoa. Desta forma, pergunto: Para dar entrada no Divórcio que pretendo fazer em cartório, o qual constará a doação, é necessário anteriormente o recolhimento do ITBI?
  2. Alberto_tt

    Alberto_tt Membro Pleno

    Mensagens:
    351
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Por se tratar de doação e não compra e venda, é necessário o recolhimento do ITCMD.
    Como o divórcio será extrajudicial, há necessidade de solicitar informações sobre o recolhimento diretamente no cartório.
Tópicos Similares: Divórcio Partilha
Forum Título Dia
Direito de Família Análise ética: dúvida sobre parcialidade do advogado de família em partilha de divórcio consensual 15 de Dezembro de 2020
Direito de Família Partilha de bens em divórcio 06 de Dezembro de 2020
Direito de Família Divórcio litigioso - partilha de bens 26 de Abril de 2018
Direito de Família Divórcio c/c partilha de muitos bens sem acesso à informações 04 de Abril de 2018
Direito de Família Partilha de imóvel do casal após o divórcio - ágio 18 de Janeiro de 2018