Dúvida sobre Dissidio

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por Sammuel84, 12 de Julho de 2022.

  1. Sammuel84

    Sammuel84 Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Olá, bom dia a todos!

    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Trabalho em uma empresa que possui clínicas de atendimento médico e odontológico (tipo o Dr Consulta).
    Há um ano e meio não recebo o reajuste salarial que sempre tive em outras empresas.
    Ano passado o dissidio foi resumido em apenas 3 parcelas de 70,24 reais. Meu salário na carteira está imutável em 1700 desde a minha contratação.

    Entrei em contato com o sindicato, o SinSaudeSP, e eles me mandaram o seguinte referente ao ano passado:

    "Cláusula 1°: Reajuste Salarial
    Fica reestabelecido o reajuste salarial de 7, 60% (sete inteiros e sessenta décimos por cento), para pagamento da seguinte forma:
    a) 3% (três por cento) a partir do mês de maio de 2021, a incidir sobre os salários de novembro de 2020, já corrigido pela norma coletiva anterior;
    b) 7,60% (sete inteiros e sessenta décimos por cento), a partir do mês de novembro de 2021, a incidir sobre os salários de novembro de 2020, já corrigidos pela norma coletiva anterior, sem pagamento retroativo e sem sobreposição de percentuais.

    Parágrafo primeiro: o índice acima estabelecido será aplicado aos salários até o valor de R$ 6.443,56, que corresponde ao teto de uma previdência social, e acima desse valor, o reajuste será o que resulta de livre negociação entre empregado e empregador.

    Parágrafo segundo: as diferenças salariais decorrentes da aplicabilidade da presente Cláusula Normativa poderão ser quitadas nas folhas de pagamento dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2021, ou seja, até o 5° dia útil de novembro, 5° dia útil de dezembro e 5° dia útil de janeiro de 2022.

    ...

    Diante disso, fico na dúvida:
    As três parcelas pagas referentes no segundo parágrafo evita que a empresa faça um real reajuste no salário?
    Pois se for assim o salário base registrado na carteira de trabalho irá sempre ficar mais e mais desatualizado e distante da triste realidade da alta inflação na qual estamos vivendo e tentando sobreviver nesse país.

    Se alguém puder meu auxiliar com isso, me passar se deve haver um reajuste na carteira e qual o valor que fica, serei muuuuito grato!
Tópicos Similares: Dúvida sobre
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dúvida sobre reparo em caixa d'agua de casa alugada (quem paga nesse caso?) 11 de Janeiro de 2024
Notícias e Jurisprudências Dúvidas sobre ação no cejusc 05 de Janeiro de 2024
Direito de Família Dúvida sobre inventário extrajudicial 30 de Setembro de 2021
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor DÚVIDA SOBRE HABILITAÇÃO DE CRÉDITO CONTRA EMPRESA FALIDA 03 de Agosto de 2021
Direito de Família Análise ética: dúvida sobre parcialidade do advogado de família em partilha de divórcio consensual 15 de Dezembro de 2020