Dúvidas No Processo De Curatela

Discussão em 'Fórum dos Neófitos' iniciado por Kaléo Peres, 23 de Fevereiro de 2011.

  1. Kaléo Peres

    Kaléo Peres Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Piauí
    Olá,

    Minha cliente deseja a curatela da irmã mais velha que está acometida do mal de alzheimer. A Sra. enferma está sobre os cuidados do filho que dilapida o patrimônio da mãe, além de não cuidar devidamente a saúde da mesma. A minha cliente tem mais 5 (cinco) irmãos fora a enferma, sendo que três desses moram em outro Estado e ou outros dois moram na cidade em que correrar a demanda.

    Dúvidas:
    1) Quanto a citação tem que citar todos os irmãos da enferma e seus dois filhos para paraticipar da demanda?
    2) Estou com problemas na parte probatória, tendo em vista ter pouca informação sobre a enferma, pois, há o cerceamento de visitas por parte do filho. Assim, tenho apenas o CPF, ID e Endereço.. consegui a declaração de anuência dos irmãos, concordando que a curatela deve ser consedida a minha cliente, a declaração de ideneidade e de saúde mental da mesma, boas testemunhas, constatação pelo SERASA de dívidas em nome a enferma.. mas não tenho nada que comprove a doença, bem como suspostos empréstimos consignados feitos em seu nome pelo seu filho. Assim, queria sugestões sobre como angariar mais provas e se está faltando algum fundamental?
    3) Se possível gostaria de modelos de exordial que me ajudasse na confecção desta inicial

    Grato
  2. camilamlinhares

    camilamlinhares Em análise

    Mensagens:
    21
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Pará
    Prezada,
    o próprio juízo se encarregará de ordenar exames(perícias), para ratificar a doença da curatelada, tal perícia dependerá do tipo de doença a qual estará a mesma acometida. E provavelmente, o juiz ordenará que seja realizada uma visita, por uma assistente social, ao local em que passará a residir a incapaz.
    Não há necessidade de participação dos irmão, basta que a interessada entre com o pedido juntando toda a documentação pertinente, qual seja aquela que comprove a capacidade da irmã para figurar como curadora, como comprovante de residência, de renda talvez. E se houver documentação que ateste a incapacidade da curatelada, como exames médicos, receituários médicos, etc irão auxiliar . Esta documentação que comprova que o filho está utilizando o dinheiro da mãe também pode ajudá-la no que concerne a comprovação da incapacidade do filho para cuidar da mãe.
    Diga-me uma coisa, o filho possui a curatela da mãe?
Tópicos Similares: Dúvidas Processo
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Processo principal e restauração dos autos. CPC73 e NCPC. Muitas dúvidas URGENTE 26 de Outubro de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dúvidas Acordo Em Processo Em Andamento - Requisitos 01 de Julho de 2013
Fórum dos Neófitos Dúvidas Sobre Custas Do Processo 21 de Maio de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dúvidas Sobre Os Prazos Do Processo Civil 20 de Julho de 2012
Arquivos antigos Processos trabalhistas!! duvidas???? 20 de Fevereiro de 2008