Dúvidas sobre prazos decadenciais e outras.

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por M.Cunha, 13 de Maio de 2008.

  1. M.Cunha

    M.Cunha Em análise

    Mensagens:
    11
    Estado:
    São Paulo
    Olá a todos.

    Gostaria de apresentar aos participantes desse fórum algumas dúvidas e vou tentar apresenta-las de forma clara e objetiva para lhes poupar tempo:

    1ª ) A ausência do “registro competente” determinado pelo Parágrafo Único do Artigo 463 do NCC implica em nulidade do contrato preliminar?

    2ª ) O ato de receber uma correspondência com uma proposta de contrato pode ser chamado de um ato jurídico? (Não falo de Negócio Jurídico e sim de Ato)

    3ª ) Após assinado pelo destinatário qual o valor como prova do “Aviso de Recebimento” (AR) fornecido pelos correios e qual o prazo decadencial para questionar as informações constantes nesse documento (anular) caso elas tenham sido grafadas com dolo e não correspondam à verdade? (Quais os artigos no NCC?)

    Fico imaginando que com base no Artigo 185 do NCC o prazo ou seria de quatro anos, nos termos do Artigo 178, inciso II ou seria de dois anos nos termos do Artigo 179.

    Agradeço a atenção.
  2. M.Cunha

    M.Cunha Em análise

    Mensagens:
    11
    Estado:
    São Paulo
    Ninguém pode me orientar? :unsure:
  3. Taveira

    Taveira Geraldo Alves Taveira Júnior

    Mensagens:
    33
    Estado:
    São Paulo
    Prezado M. Cunha.

    Fazendo uma abordagem do que sugere, e pela ordem:

    1- Há entendimento no sentido de que o parágrafo único do artigo 463 do CC deva ser interpretado como fator de eficácia perante terceiros (Jornada STJ 30). Portanto, a ausência do registro não deve implicar sua nulidade em face dos contratantes.

    2- Quanto ao ato de receber uma correspondência com tratativas contratuais deve ser entendido como o meio pelo qual acontece um ato jurídico. A conseqüência desta ação (receber uma correspondência) implica em “tomar conhecimento de algo”, e isso não é ato jurídico em si, mas ação que leva a uma conseqüência jurídica, em razão do conteúdo do que se passa a conhecer. Particularmente, entendo que essa ação, por si só, não resulta num ato jurídico. Muito menos num negócio jurídico.

    3- Seria interessante desmembrarmos a questão analisando duas situações: a primeira, no sentido de se questionar o valor probatório do AR. O aviso de recebimento, por si só não faz prova do conteúdo da correspondência, a menos que seja solicitado o AR na própria carta. Se for assim, faz prova de que houve a ciência que poderá surtir os efeitos jurídicos pretendidos, e conforme o conteúdo e a relação jurídica que envolve as partes, pode comprometê-las. A segunda situação é quanto à veracidade das informações, e nesse aspecto, se houve dolo e sem correspondência com a verdade, creio que seja ato nulo de pleno direito, aplicando-se o dispositivo do artigo 169 do CC.

    Saudações.
  4. M.Cunha

    M.Cunha Em análise

    Mensagens:
    11
    Estado:
    São Paulo
    Prezado Taveira, obrigado pela atenção e pela resposta.

    Entendi. Obrigado.

    Sim, acho que entendi.

    Mas, se me permite avançar e tiver a bondade de analisar comigo a questão; e se no caso a correspondência contiver uma proposta com a dispensa de aceitação expressa por parte do proponente (Art. 432 do NCC); sendo que no caso o destinatário tivesse a obrigação legal ou contratual de responder e que, não respondendo ou não tomando nenhuma atitude o contrato se celebrasse com o silencio?

    Como exemplo de pessoa que seria obrigada a responder podemos tomar um fornecedor de serviços que é obrigado pelo CDC a informar devidamente aos consumidores, principalmente quando o proponente em questão já for um de seus clientes.

    Isso é que não entendo muito bem. Tudo bem que a ação de receber não é um ato jurídico, mas o ato de assinar o recibo não é?

    O ato de receber e assinar o recibo, no qual consta o conteúdo da correspondência, não é um ato jurídico? Não faz o Judiciário o mesmo (ou algo muito semelhante) quando envia uma citação ou intimação pelos correios?

    Após assinar o recibo (AR) e ver que o conteúdo do envelope não corresponde ao declarado no recibo que assinou, não seria correto o signatário tentar anular tal documento?

    Não entendi esse final. "a menos que seja solicitado o AR na própria carta"?
    Como, se a carta está dentro do envelope? Ou você desejou dizer: a menos que o conteúdo seja declarado no próprio recibo?

    A pessoa ao assinar um recibo que o carteiro lhe apresenta não está juridicamente reconhecendo que recebeu a correspondencia com o conteúdo declarado nesse recibo?

    Não seria o correto que tal pessoa, caso descubra que o conteúdo declarado não corresponde à verdade, tente anular tal recibo?

    Sim.

    O Artigo 169 do NCC fala de negócio jurídico nulo (os indicados no art. 166 do NCC?), entretanto, a parte que fala dos defeitos do negócio jurídico informa que o erro ou ignorancia, o dolo e a coação não tornam um negócio jurídico nulo e sim anulável dentro de um espaço de tempo.

    Não seria isso e o prazo não seria de quatro anos, nos termos do art 178 do NCC, combinado com o art 185 do mesmo código?

    Novamente agradeço pela responta e pela paciência em ensinar.
  5. Taveira

    Taveira Geraldo Alves Taveira Júnior

    Mensagens:
    33
    Estado:
    São Paulo
    Prezado.

    Raciocinemos juntos:

    - quanto à proposta: "e se no caso a correspondência contiver uma proposta com a dispensa de aceitação expressa por parte do proponente (Art. 432 do NCC); sendo que no caso o destinatário tivesse a obrigação legal ou contratual de responder e que, não respondendo ou não tomando nenhuma atitude o contrato se celebrasse com o silencio?"

    Não vejo no que poderia auxiliar nesse aspecto, uma vez que podemos nos limitar à eficácia do meio empregado para a manifestação da vontade que obriga a parte.

  6. Taveira

    Taveira Geraldo Alves Taveira Júnior

    Mensagens:
    33
    Estado:
    São Paulo
    como vc faz para inserir QUOTE?
  7. M.Cunha

    M.Cunha Em análise

    Mensagens:
    11
    Estado:
    São Paulo
    Obrigado pelas orientações, Taveira.

    Também não estou conseguindo inserir QUOTE hoje. Visualizei e tinha dado certo, depois fiz correções e quando visualizei novamente o texto tinha ficado como o seu.

    Vou improvisar destacando o seu texto em negrito.

    "Raciocinemos juntos:

    - quanto à proposta: "e se no caso a correspondência contiver uma proposta com a dispensa de aceitação expressa por parte do proponente (Art. 432 do NCC); sendo que no caso o destinatário tivesse a obrigação legal ou contratual de responder e que, não respondendo ou não tomando nenhuma atitude o contrato se celebrasse com o silencio?"

    Não vejo no que poderia auxiliar nesse aspecto, uma vez que podemos nos limitar à eficácia do meio empregado para a manifestação da vontade que obriga a parte."


    Entendo.

    "Veja a definição de ato jurídico: "os fatos jurídicos que resultam de ações humanas, que derivam de um comportamento do agente, que decorrem da vontade do homem, denominam-se, genericamente, atos jurídicos.

    Então você está certo: a entrega da correspondência é um ato jurídico, e este ato vai gerar um efeito jurídico entre as partes."


    Certo.

    "Mas minhas considerações são importantes quanto ao AR. Se você leva uma correspondência ao correio, o AR apenas vai afirmar que a correspondência foi entregue ao destinatário. Mas não prova o conteúdo.

    Portanto, se você recebeu uma correspondência e assinou um recibo, isso não faz prova plena, ou seja, não faz prova absoluta do conteúdo. Portanto, passível de questionamento juridicial, vingando a anulação ou desfazimento do ato.

    E não há como negar o conteúdo, se o AR se retringe à entrega de envelope. No AR, pelo que eu saiba, não relata o conteúdo do mesmo."


    Discordo.

    Mas você não está errado, rsss... É que você no último parágrafo demonstra não saber que no AR o destinatário pode, se desejar, preencher um espaço chamado "Declaração de Conteúdo". Esse espaço fica abaixo do local onde se preenche o nome e o endereço do destinatário. O destinatário ao receber a correspondência assina logo abaixo dessa declaração.

    Sendo assim, nesse caso, creio que a situação é diferente e que o AR faz prova plena.

    Agora, caso o destinatário constate que o conteúdo real do envelope não corresponde ao declarado no AR, então ele, se lhe interessar, deve pleitear a anulação de tal ato jurídico. Nesse caso imagino que o prazo para tal anulação seria decadencial de 4 anos.

    Deve tentar anular o AR.

    Concorda?

    "E digo mais, os Correios não possuem (me corrijam se estou enganado) fé pública. Portanto, se o conteúdo é de suma imporância, faça pelo Cartório, através de notificação registrada."

    Acho que realmente não tem fé pública, mas sei que o Judiciário costuma fazer citações por carta registrada com AR (com declaração de conteúdo).

    Mas a sua orientação é boa.

    "Eu quis dizer artigo 169 do CC mesmo. Se estamos falando sobre o negócio por conta de confirmação levada a efeito pelo correio, e se estamos diante de um negócio jurídico nulo, uma vez que eivado dos vícios que maculam sua validade, não haverá prescrição."

    Acho que entendi; mas a questão é que como há declaração de conteúdo no AR não se trata de nulo e sim de anulável não é mesmo?

    Pensando bem, de qualquer forma creio que se trata de anulável e não de nulo. O problema é que se fosse AR sem declaração de conteúdo o autor ficaria sem meios de provar a entrega da proposta e por conseguinte a aceitação pelo tácita.

    "Bem... me desculpe se não fui claro. Confesso que estou tendo um pouco de dificuldade em manejar neste forum."

    Foi claro o suficiente. Também estou tendo dificuldades. rsss
    Agradecido.
  8. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Saudações Taveira e M.Cunha,

    Para inserir o QUOTE basta clicar no botão "citar" localizado na mensagem que gostaria de fazer remissão.

    Após, basta digitar sua mensagem normalmente e enviá-la, que a citação aparecerá, como essa que escrevo.

    Abraços,
  9. Taveira

    Taveira Geraldo Alves Taveira Júnior

    Mensagens:
    33
    Estado:
    São Paulo
  10. Taveira

    Taveira Geraldo Alves Taveira Júnior

    Mensagens:
    33
    Estado:
    São Paulo
    apanhando....

    vejamos:
  11. Taveira

    Taveira Geraldo Alves Taveira Júnior

    Mensagens:
    33
    Estado:
    São Paulo
    .. Prezado... devo ter limitações mais próximas do que imaginava. Não localizei na mensagem que gostaria de fazer remissão, o tal botão "citar".
    Portanto, ainda insuficientes as orientações:

    Para inserir o QUOTE basta clicar no botão "citar" localizado na mensagem que gostaria de fazer remissão.

    Saudações.
  12. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Saudações Taveira,

    O botão a que faço referência é este:

    [​IMG]

    Basta clicá-lo que abrirá a página de mensagens com o texto já em QUOTE.

    De outro lado, caso queira fazer manualmente, o código é o seguinte:

    Código:
    [QUOTE]mensagem[/QUOTE]
    Que resultará em:

    Abraços,
  13. M.Cunha

    M.Cunha Em análise

    Mensagens:
    11
    Estado:
    São Paulo
    Saudações Dr. Fernando.

    Consegui fazer o QUOTE novamente. Ontem, não sei porque, não deu certo.
    E pelo que se nota era para o texto do Taveira ter aparecido com os QUOTES, já que o código, pelo que vemos, foi usado corretamente.

    No mais, o Dr. poderia participar de nosso diálogo?
  14. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Saudações M.Cunha e Taveira,

    Ok, M.Cunha, tentarei esboçar alguns comentários. A primeira quetsão já foi respondida com maestria pelo Taveira, a ausência de registro afeta o conhecimento erga omnes, se for o caso, mantendo incólume a validade inter partes.

    Existe uma séria discussão sobre a existência de uma efetiva diferença entre ato e negócio jurídico. De modo a deixar esse debate de lado, tratarei segundo a definição do artigo 81 do Código Civil, "todo o ato lícito, que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos".

    Uma carta contendo uma proposta de contrato é um ato lícito. Dependendo do conteúdo, pode pretender adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos.

    Não importa se feita oralmente, por escrito na presença aceitante ou sem a presença dele (como no caso da proposta via carta), trata-se de modalidade de formação dos contratos, prevista no art. 427 e ss. do Código Civil. Assim, tranquilamente que a proposta de contrato via carta é ato jurídico, sem sombra de dúvida.


    A obrigação do carteiro é efetuar a entrega da correspondência, e de quem recebe, conferir se o conteúdo declardo corresponde ao que efetivamente recebeu, antes de assinar.

    Aquele que declara que recebeu X, mas na verdade, não percebendo, recebeu Y, fica em situação idêntica à daquele que pagou mas não pediu recibo: não tem como provar o que alega.

    Imagine um caso prático: você diz que não recebeu, mas a outra parte mostra o comprovante de recebimento, com a sua assinatura; e rubricado pelo carteiro, servidor público, que goza de fé pública (juris tantum) no exercício de suas atribuições legais. A não ser que você tenha uma prova cabal a seu favor, fica muito fácil prever quem sairá vencedor na lide.

    Como no processo o que conta é a prova, e se uma das partes tem uma prova muito forte (comprovante de entrega, com a sua assinatura), a não ser que você tenha filmado o ato, demonstrando que houve má-fé, fica quase impossível desconstituir o ato.

    Abraços,
  15. M.Cunha

    M.Cunha Em análise

    Mensagens:
    11
    Estado:
    São Paulo
    Saudações, Dr. Fernando.
    Realmente.

    Entendi perfeitamente.

    Em tese seria isso mesmo, entretanto o carteiro não fica aguardando que a pessoa abra o envelope, confira e depois assine o recibo.

    Concordo plenamente; mas como na prática ninguém faz um carteiro aguardar que se confira tudo o que consta no AR antes de assina-lo é que perguntei sobre o prazo decadencial (Se é que existe prazo decadencial).

    A observação do que realmente acontece é que me levou a perguntar sobre o prazo decadencial para se anular o recibo assinado por erro (ou dolo da outra parte).

    Mas supondo que haja provas testemunhais de que o envelope não continha o que se declarou no AR qual seria o prazo para tentar anular tal documento?

    Seria realmente de 4 anos, nos termos do Art. 178, inciso II do NCC?
    Ou seria de 2 anos nos termos do Art. 179 do mesmo código?

    Isso para mim é importante saber para a rapidez processual, pois se há decadência muitos argumentos e recursos protelatórios podem ser evitados (Não consigo ver aplicabilidade do Art. 166 do NCC, o que excluiria a prescrição e a decadência).
  16. M.Cunha

    M.Cunha Em análise

    Mensagens:
    11
    Estado:
    São Paulo
    Up!
    Ainda aguardando.
  17. M.Cunha

    M.Cunha Em análise

    Mensagens:
    11
    Estado:
    São Paulo
    Ainda aguardando ultimos esclarecimentos.
  18. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Saudações M. Cunha,

    Não é caso de aplicação do artigo 166 do Código Civil. Não há que se falar em ato nulo, mas sim anulável.

    O que se pretende anular não é a proposta de contrato, mas sim a declaração errônea (art. 138) de conteúdo manifestada ao carteiro, que aproveitou ao proponente.

    Desta forma, com fundamento no art. 178, II, do Código Civil, o prazo decadencial é de 4 anos.

    Abraços,
  19. M.Cunha

    M.Cunha Em análise

    Mensagens:
    11
    Estado:
    São Paulo
    Saudações e Obrigado, Dr. Fernando.
Tópicos Similares: Dúvidas sobre
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Dúvidas sobre ação no cejusc 05 de Janeiro de 2024
Direito de Família Dúvidas gerais sobre inventário, quem puder ajudar agradeço 03 de Abril de 2018
Direito de Família Dúvidas sobre Partilha de reclamatória trabalhista ex-conjugê! 24 de Janeiro de 2018
Direito Penal e Processo Penal Duvidas sobre Procuraçao 05 de Agosto de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Algumas dúvidas sobre Competência e pequenos procedimentos 29 de Julho de 2016