É Desnecessária A Comprovação De Agravo Contra Decisão Que Inadmitiu Recurso Extraordinário

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por fmbaldo, 07 de Dezembro de 2009.

  1. fmbaldo

    fmbaldo Editores

    Mensagens:
    844
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Acompanhando o voto do relator, ministro Humberto Martins, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça acolheu embargos de divergência interpostos contra acórdão da Primeira Turma e concluiu que, para a formação do agravo de instrumento previsto no artigo 544 do Código de Processo Civil, é desnecessária a comprovação da interposição de agravo contra decisão que não admitiu recurso extraordinário, tendo em conta a dificuldade de se operacionalizar a prova da interposição de tal peça.

    Nos embargos, a empresa Weatherford Indústria e Comércio Ltda demonstrou a existência de divergência entre julgados da Primeira Turma – que considerou necessária a juntada de certidão comprobatória da interposição de agravo contra a inadmissão do recurso extraordinário – e da Segunda Turma – que entendeu que tal procedimento é desnecessário.

    Para Humberto Martins, o acórdão proferido pela Segunda Turma deve prevalecer por flexibilizar o requisito de admissibilidade com o fundamento de que seria de difícil operacionalização exigir, na formação do instrumento, a certidão ou cópia protocolada do agravo de instrumento do despacho denegatório.

    Segundo o relator, a exigência de tal peça cria um requisito de inadmissibilidade inexistente em lei e restringe o direito fundamental ao amplo acesso jurisdicional, nos termos do artigo 5º, XXXV, da Constituição Federal. “Tal obrigatoriedade não está prevista em lei”, ressaltou o ministro em seu voto.

    Assim, a verificação de interposição do recurso extraordinário deve ser feita quando da análise do próprio recurso especial, ocasião em que se poderá aplicar, se for o caso, a Súmula 126 do STJ, que determina que “é inadmissível recurso especial, quando o acórdão recorrido assenta em fundamento constitucional e infraconstitucional, qualquer deles suficiente, por si só, para mantê-los, e a parte vencida não manifesta recurso extraordinário”, concluiu o relator.

    Com esse entendimento, a Seção reformou decisão da Primeira Turma e determinou a subida do recurso especial que havia sido negado por ausência de interposição de agravo de instrumento contra a inadmissão do recurso extraordinário.

    Coordenadoria de Editoria e Imprensa
Tópicos Similares: Desnecessária Comprovação
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor PROVA EMPRESTADA - COMPROVAÇÃO DE QUE RÉU FORA CITADO POR EDITAL EM OUTRO PROCESSO 21 de Novembro de 2019
Direito de Família Comprovação de renda em ação de alimentos 14 de Julho de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Comprovação de Renda para deferimento de Justiça Gratuita 19 de Outubro de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Usucapião - comprovação da posse 03 de Agosto de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor COMPROVAÇÃO DE TRANSITO EM JULGADO 26 de Outubro de 2015