Facebook é condenado a indenizar igreja que ficou impossibilitada de acessar perfil institucional

Discussão em 'Notícias e Jurisprudências' iniciado por Thales de Menezes, 27 de Março de 2023.

  1. Thales de Menezes

    Thales de Menezes Membro Pleno

    Mensagens:
    187
    Estado:
    Goiás
    O Facebook Brasil foi condenado a indenizar em R$ 10 mil a Igreja Presbiteriana de Anápolis, que ficou impossibilitada por mais de um ano de acessar seu próprio perfil institucional no Instagram – rede social pertence ao conglomerado da ré. Os danos morais foram arbitrados em sentença proferida pela titular da 6ª Vara Cível de Anápolis, juíza Laryssa de Moraes Camargos, que determinou, também, o restabelecimento do acesso ao perfil, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

    Consta dos autos que a parte autora utilizava o serviço do Instagram para divulgar ações e eventos da igreja desde 2019. A conta teria sido bloqueada em abril do ano passado, quando, ao tentar fazer o login, aparecia uma mensagem de que era necessário verificar as informações junto a e-mail registrado na conta. Contudo, as pessoas responsáveis pelo perfil da instituição religiosa não conseguiram acesso ao e-mail e, assim, o acesso à conta foi impossibilitado.

    Em contrapartida, a defesa do Facebook Brasil alegou que o conteúdo do perfil em questão não esteve desabilitado durante todo esse tempo, sendo que a perda de acesso teria decorrido apenas de fatores legítimos para evitar insegurança e violação à conta da autora, que precisaria comprovar a identidade para o acesso à sua rede social.

    Para a magistrada, contudo, as alegações da ré não obtiveram êxito, pois o suporte não conseguiu comprovar que, de fato, contribuiu para ajudar a autora solucionar o problema. “Ainda que o conteúdo esteja habilitado, fica demonstrado que a perda de acesso impede o regular uso da rede social, com restrição clara da postagem de conteúdos e interação com os demais seguidores, o que configura falha nos serviços prestados pela parte ré, nada obstante a reativação estivesse ao seu alcance”. Inicialmente, houve liminar judicial para impor o restabelecimento do acesso, mas a ré manteve posicionamento de recusa.

    Fonte: https://www.tjgo.jus.br/index.php/i...possibilitada-de-acessar-perfil-institucional
    https://www.advocaciaimobiliariagoias.org/ https://www.escritoriomensur.com.br/ https://www.escritoriomensur.com.br/direito-de-familia https://www.escritoriomensur.com.br/indenizações https://www.escritoriomensur.com.br/inventário-e-partilha https://www.escritoriomensur.com.br/direito-do-trabalho https://www.escritoriomensur.com.br/aposentadorias https://www.escritoriomensur.com.br/direito-tributário



    Assim, a juíza também frisou que, dessa forma, houve “violação aos direitos de personalidade da parte autora, pois, não obstante a ordem judicial no sentido de reestabelecer o acesso do conteúdo de rede social, a parte ré quedou-se inerte, ainda que lhe fosse possível tal conduta. Também é fato que, diante da inércia, a parte autora esteve impedida de exercer seus direitos de imagem, liberdade de expressão e manifestação de pensamento, consoante autorizante do Marco Civil da Internet”. Veja sentença. (Texto: Lilian Cury - Centro de Comunicação Social do TJGO)
  2. yumaru763

    yumaru763 Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    O Facebook foi condenado? Sinceramente, na minha opinião, já era um pouco previsível. Quem é que utiliza o Facebook nos dias de hoje? Quase ninguém! Nem os meus pais, nem os meus irmãos, nem os meus amigos, nem eu. Qual é a rede social onde todos se comunicam? O Instagram, claro. Quem discorda? Além disso, conheço uma forma incrível de ganhar seguidores no Instagram e até mesmo ganhar dinheiro com isso, construindo uma carreira como influenciador. Queres saber como? É através de um site que podes experimentar e ganhar tantos seguidores quanto desejas. E a melhor parte? É totalmente gratuito. Vale a pena dar uma olhada, não te vais arrepender.
    Última edição: 05 de Outubro de 2023
  3. Thales de Menezes

    Thales de Menezes Membro Pleno

    Mensagens:
    187
    Estado:
    Goiás
Tópicos Similares: Facebook condenado
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Facebook terá de indenizar por difamação na rede 21 de Julho de 2016
Notícias e Jurisprudências Prefeito será indenizado por ofensas publicadas no Facebook 06 de Outubro de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Como baixar video do facebook e youtube para juntá-los ao processo? 26 de Março de 2015
Direito Penal e Processo Penal FACEBOOK 12 de Outubro de 2014
Direito Penal e Processo Penal Crime praticado por meio digital (Facebook) 19 de Maio de 2014