advogado correspondente brasilia

Genro pode ser considerado herdeiro necessário dos sogros Cas o seja casado em comunhão universal d?

Discussão em '"Causos" Jurídicos' iniciado por Danielacastro, 15 de Julho de 2017.

1. Danielacastro

Danielacastro Membro Pleno

Estado:
    Alagoas
    Olá, gostaria de um esclarecimento sobre essa questão.
    Um casal (Dora e Mauro) morre em 2010 e deixa 2 filhas, Lúcia e Maria.
    Na época não foi realizado inventário do casal.
    Em 2012, José, marido de Maria (casados em comunhão universal de bens), também falece.
    Em 2014 as irmãs resolvem fazer o inventário de seus pais falecidos em 2010.
    No meu entendimento, neste inventário, só Lúcia e Maria são as herdeiras necessárias.
    O cartório, porém, acha que os filhos de Maria devem também ser incluídos no inventário de seus avós como "herdeiros por representação" de seu pai, José, por considerar que José seria também herdeiro de seus sogros por ser casado com Maria em regime de comunhão universal de bens e ainda era vivo na época da abertura da sucessão (morte dos sogros).
    Ou seja, por considerar que na abertura da sucessão (momento da morte de Dora e Mauro), Maria já recebia automaticamente seu quinhão, consequentemente, José também já receberia metade do que caberia à Maria, por conta da comunhão universal.
    Eu, particularmente, acho que os netos só poderiam ser herdeiros por representação caso sua mãe Maria (herdeira necessaria) fosse pré morta à época do falecimento dos seus avós.
    José tinha direito à meação do quinhão recebido por Maria sim, mas pelo regime de casamento dos dois, e não por ser considerado herdeiro dos sogros.
    Minha pergunta então é...considerando que na época do falecimento dos sogros, José ainda era vivo, mas não houve inventário nem registro da partilha dos bens...e que só após a morte de José foi iniciado o inventário dos seus sogros...Os herdeiros do casal, nesse caso, são Lúcia, Maria e os filhos de Maria (por representação do pai)? Ou apenas Lúcia e Maria?
Tópicos Similares: Genro pode
Forum Título Dia
Direito Penal e Processo Penal PODE O JUIZ MANDAR ALGUÉM SE APRESENTAR À ELE ANTES DE SE INICIAR UM PROCESSO JUDICIAL? 01 de Junho de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Procuração com poderes ilimitados tem prazo? 25 de Março de 2017
Empreendedorismo na Advocacia Empresa de assessoria contábil e jurídica, pode? 13 de Fevereiro de 2017
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor PODE? 07 de Novembro de 2016
Direito do Trabalho Dononda empresa pode ser Preposto? 25 de Outubro de 2016

Compartilhe esta Página