Guarda de filho cuja mãe está presa no exterior!

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por KarlaBranq, 18 de Julho de 2008.

  1. KarlaBranq

    KarlaBranq Em análise

    Mensagens:
    3
    Estado:
    São Paulo
    Tenho uma dúvida!
    Um conhecido foi casado, teve 2 filhos e se separou judicialmente. Nos termos da separação ficou acordado que ele ficaria com a guarda do menino, enquanto a mãe com a guarda da menina.
    Há 3 anos, a mãe viajou para o exterior, onde foi condenada por tráfico de drogas, estando presa desde então.
    Atualmente, a filha dela está sob os cuidados da avó materna. Entretando, o pai tem interesse em ficar com a criança.
    Nesse caso, ele tem que entrar com a ação de guarda contra a avó, embora ela não tenha a guarda da criança legalmente, ou ele simplesmente pode levar a filha com ele, pelo fato de ter o pátrio-poder????
  2. Neide Daniele

    Neide Daniele Em análise

    Mensagens:
    1
    Estado:
    Paraná
    Pois é ! Estou com essa dúvida . A ex mulher do meu marido foi presa por tráfico de drogas , a criança está com 9 anos, sempre morou com a mãe e com a avó,sou casada há pouco e creio que seria uma relação desgastante. Com quem fica a criança nesses casos e como proceder ? Se alguém puder ajudar , por favor eu agradeço ! ah ! Por acaso a criança opta com quem quer ficar? Ou é ajustiça que escolhe ?
  3. Suellends

    Suellends Em análise

    Mensagens:
    3
    Estado:
    Paraíba
    O ECA (estatuto da crinaça e do adolescente) preza sempre pelo bem estar da criança e do adolescente, a criança só temo deireito de escolha com 14 anos completos, antes disso o juiz pode e deve ouvi-la porém não tem obrigação legal de acatar seu pedido, no segundo caso crei ser muito dificil que seu marido ganhe pois a criança já vive com a avô e a mãe a muito tempo e você não disse nada sobre maus tratos, com relação a pergunta inicial sim ele tem que entrar com uma ação pedindo a guarda da criança, até por que ele irá traze-la para o Brasil e para uma viagem internacional precisa de autorização da mãe, pois a mesma não perde o patrio poder somente por que está presa. Espero ter dirimido as dúvidas de vocês.
Tópicos Similares: Guarda filho
Forum Título Dia
Direito de Família Guarda Filho Menor 11 de Julho de 2012
Direito de Família Guarda De Filhos 04 de Março de 2009
Direito de Família Quero A Guarda Do Meu Filho. 18 de Fevereiro de 2009
Direito de Família Eu Não Quero A Guarda Do Meu Filho 03 de Fevereiro de 2009
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Transferência de guarda filho menor 01 de Dezembro de 2008