Herdeiros Não Ratificam A Venda De Parte Do Espolio Por Birra!

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por souzaadvocacia, 07 de Abril de 2010.

  1. souzaadvocacia

    souzaadvocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    274
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Prezados colegas. me deparei com um caso onde estou quebrando a cabeça e, por isso, recorro aos nobres operadores, já que duas ou mais mentes, pensam melhor.
    O fato é o seguinte, a prefeitura adquiriu ainda em vida do de cujus um certo imóvel, porém, não fora lavrado a escritura, eis que o mesmo falecera.
    No entanto, há um convênio do municipio e, a exigência para conclusão do mesmo, é a escritura pública do referido imóvel. Diante da necessidade, o procurador municipal, que por sinal é amigo meu, discutiu comigo qual seria a medida correta, eis que o juiz requereu, mesmo tendo relato nos autos de que o imóvel fora vendido e não escriturado, que se juntasse a concordância de todos os herdeiros.
    Nada obstante a isso, os herdeiros não ratificam a venda, sob a alegação de que não irá ajudar o municipio, pois já se passam mais de 8 anos que o inventário de seu pai fora aberto sem que seja o mesmo julgado. (Como se fosse culpa do municipio).
    Como há perigo do municipio em perder tal convênio, seria cabível no caso uma Cautelar Inominado ou outra medida?
    Aguardo a manifestação dos colegas.
  2. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Penso em adjudicação compulsória. Há a promessa de compra e venda ou algo semelhante?
  3. Léia Sena

    Léia Sena Membro Pleno

    Mensagens:
    498
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Concordo com o Dr. Ribeiro Júnior no que tange ao ingresso da ação de adjudicação compulsória.
  4. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Há alguma prova da aquisição do imóvel pelo Município?

  5. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Será que o município poderia usucapir o imóvel?
  6. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Penso que sim. Todavia, seria um tanto rara a situação, não acha? Imagine. O município ocupa um terreno e faz lá um posto de saúde, por exemplo. Se o proprietário nada fizer e decorrer o prazo prescricional, babau.

  7. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Entendi. Você se referia a essa situação, em concreto. Neste caso, penso que seria difícil, a não ser que seja demonstrada a posse efetiva por parte do município, o que não dá pra concluir pelas informações que foram prestadas.

  8. Léia Sena

    Léia Sena Membro Pleno

    Mensagens:
    498
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Dr. Ribeiro,

    Interessante sua indagação. Já ouviu aquela frase: O que não é proibido é permitido. rsrsrs

    Por outro lado, penso que os entendimentos contrários são numerosos.
    Se tal opção for adotada, entendo que o colega deverá fazer um estudo respaldados naqueles que acompanham tal idéia. Eu particularmente não optaria por esta luta.


  9. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Concordo, Dra. Léia.

    Nunca vi um caso semelhante. Seria bastante interessante o patrocínio de uma causa destas. Acredito que iria gostar muito de acompanhar um destes casos. Na falta da adjudicação compulsória, eu tentaria, com certeza, a usucapião - caso presentes os requisitos.


    Cordialmente,
Tópicos Similares: Herdeiros Não
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor PESSOA SEM HERDEIROS DIRETOS, PODEM SE DESFAZER DE BENS PARA NÃO DEIXAR A UNICA SOBRINHA? 23 de Setembro de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Formal De Partilha Homologado, Mas Bens Não Transferidos Aos Herdeiros. 20 de Fevereiro de 2011
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Bem Imóvel Não Inventariado. Venda A Terceiro. Desistência Dos Herdeiros. 12 de Maio de 2010
Notícias e Jurisprudências Herdeiros não arcam com dívidas do falecido 14 de Abril de 2005
Direito de Família Legitimidade de co-herdeiros 16 de Março de 2022