Idéia De Criação Do Forum Para Leigos

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Manoelrpn, 09 de Dezembro de 2008.

  1. Manoelrpn

    Manoelrpn Em análise

    Mensagens:
    6
    Estado:
    Minas Gerais
    Prezados Doutores ,

    Na condição de Analista de sistemas , venho a sugerir que se crie um forum
    para leigos com as mesmas regras do forum e com assunto livre dos usuários ,
    poderia colocar mil justificativas logo abaixo , mas vou colocar apenas 9 sendo que a primeira é somente para esclarecer porque escolhí este forum:

    1) escolhí este fórum porque matemáticamente é o que contem mais mensagens
    e vai ser lido mais rapidamente por vocês , não porque deva ser o fórum correto.

    --x---
    Justificativas:

    1) a internet é pública , caso não queiram que leigos acessem os fóruns
    existem ferramentas que podem tornar o site www.forumjuridico.org inacessível
    aos leigos

    2) não tem como impedir que um leigo poste uma mensagem justamente pelo
    motivo acima , além de tudo leigo é leigo , ele vai postar a mensagem no fórum
    que ele acha que está dentro do assunto dele , mas pode não ser.

    3) vocês não sabiam , mas posso afirmar que basta uma pesquisa simples no Google de um leigo para encontrar vocês , isto visto de outro angulo pode ser MARAVILHOSO

    4) de 10 pessoas que acessam a internet "para pesquisa" no brasil 8 tem algum curso superior ou mais, portanto são pessoas de uma certa forma "esclarecidas" na área em que atuam

    5) destas , acima de 70% tem condições de remunerar (bem remunerado) um advogado em uma causa

    6) lembrem-se : dá mesma forma que pode ser um leigo comum fazendo uma pergunta , pode ser também um grande empresário como talvez um principal
    acionista de um grupo como o Votorantim , ou Pão de Açucar , que esteja com dúvidas no que a equipe de advogados dele esteja atuando, aliás na maioria das vezes é com certeza alguém que tem condições de pagar um bom advogado particular

    7) acredito que pequenas dicas de advogados aos leigos , podem abrir espaço
    para grandes negócios talvez bem maiores do que o senhores mesmo imaginam
    caso vocês decidam , o advogado pode deixar sua dica , e informar o email e telefone de contato , caso o cliente esteja em outro estado , o avogado pode até opinar e criar uma rede de indicações , lembram-se da UNIMED ?

    8) o que não pode mesmo é deixar o leigo acessar... perguntar... e ver
    que não tem respostas de vocês mesmo , lembro até de uma piada que corre
    pelo mundo que os russos não sabem fazer filmes porque matam o mocinho
    no primeiro filme , os americanos fazem até mais de 10 versões do mesmo filme

    Gostaria que Vocês fizessem uma reflexão sobre isto , afinal vocês podem
    estar perdendo mais oportunidades do que vocês imaginam , eu por exemplo
    moro em Minas Gerais e se souber que tem um Bom Médico em SP para resolver o meu problema procuro ir atrás dele , ele mesmo pode me dar algumas dicas e indicar um outro médico aquí em Minas Gerais mesmo

    Obs: as regras podem ser as mesmas , o leigo vai aprendendo como perguntar
    no fórum


    Atenciosamente,
    Manoel
  2. fmbaldo

    fmbaldo Editores

    Mensagens:
    844
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Prezado Manoel,

    Vou expor minhas considerações sobre o assunto:

    Não acho necessário a criação de um fórum para leigos, este pode, perfeitamente suprir as necessidades de todos em qualquer assunto jurídico.

    Entretanto, é importante ficar bem claro, por questões de ética, é PROIBIDO pela OAB o advogado fornecer consultas gratuitas, uma vez que pode ser considerado captação de clientela (vedado pelo Estatuto dos Advogados).

    Para estas consultas, existe a Procuradoria do Estado, ou mesmo os plantões da Assistência Judiciária da OAB.

    Espero ter sido claro em meu ponto de vista.

    Att.,
  3. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Saudações Manoelrpn,

    Agradeço suas considerações, a opinião de um Analista de sistemas é importante na medida em que internet / computador / programas / marketing são áreas alheias ao conhecimento jurídico e de domínio desse profissional; desta maneira, tenho sua disposição em ajudar como valiosa.

    Conforme colocado pelo colega fmbaldo acima, a advocacia brasileira é regulada por um rígido código de ética, de maneira que não é permitido a advogados fazer propaganda de seus serviços, mas apenas publicidade.

    Assim, advogados podem fazer anúncio do escritório em listas de telefone; confeccionar cartões de visita e placas no escritório; divulgar informações objetivas nos meios de comunicação escrita e eletrônica; mas tudo sempre de forma moderada e discreta.

    De outro lado, é proibida a oferta de serviços em relação a casos concretos; a divulgação de valores dos serviços; utilização de meios promocionais típicos de atividade mercantil (rádio e televisão, outdoors, panfleteiros etc.).

    Assim, advogados até podem responder perguntas ocasionalmente formuladas por leigos, mas ao fazê-lo, não podem tentar captar o cliente. Desta forma, eventualmente pode-se responder, mas não pode ser esse o objetivo de nosso site.

    Eu até gostaria de ajudar os leigos que às vezes aparecem aqui desesperados; mas a verdade é que a maioria deles não busca uma instrução sobre seu problema (a lógica jurídica, a dogmática jurídica aplicável, as várias correntes doutrinárias sobre o assunto), mas sim a efetiva solução do seu problema particular (propor ação). E nesses casos, a resposta só pode ser uma: "procure um advogado de sua confiança".

    Assim, tendo esse painel pintado, concordo com todas as suas colocações, à exceção do mérito propriamente dito, que é a criação de um fórum para tirar dúvidas de leigos. A regra 1 das áreas ("O tema deve ser colocado em debate sob a ótica conceitual e geral, e não na forma de caso concreto.") visa justamente possibilitar debates jurídicos, e não respostas do tipo "procure seu advogado".

    Por exemplo, se alguém fizer uma tópico com o teor "fui citado para uma ação de alimentos, e agora?", a resposta só poderá ser "procure seu advogado".

    Mas, se o teor do tópico for "o que se pode alegar em justificação de não pagamento em ação alimentos?", então o debate jurídico poderá prosseguir.

    Aprecio suas ponderações, e creio ser importantíssima a opinião de uma profissional de informática; gostaria de saber o que acha destas colocações, e se tem alguma sugestão para melhorarmos nosso site.

    Abraços,
  4. Manoelrpn

    Manoelrpn Em análise

    Mensagens:
    6
    Estado:
    Minas Gerais
    Bom ,

    como sou leigo , não sabia nada disto do que foi dito , agradeço até
    pelos esclarecimentos. Portanto diante do que foi exposto , venho a
    concordar que não é possível criar tal fórum 'gratuitamente' , mas pago
    pode até se pensar , fico até com pena do modo que vocês são tão
    controlados , Bill Gates teve uma pequena idéia e tornou-se uma pessoa
    com patrimônio pessoal de 50 Bilhões de Dolares , acredito que isto não
    seja possível para um advogado brasileiro no momento. Mas acredito que se vocês
    pensarem provavelmente irão encontrar uma forma de prestar este serviço
    através da Internet , hoje mesmo fiquei sabendo que os juizes já podem
    julgar sem a presença física do réu, talvez um fórum restrito onde o usuário
    pagaria uma mensalidade pelos serviços , acredito que isto não seja publicidade
    seria uma prestação de serviços pela rede. Com relação á idéia de criação
    do fórum para uso de voces mesmos só tenho a elogiar.

    Peço desculpas , talvez pressionado por uma causa pessoal pensei
    nesta idéia, eu mesmo já saí perguntando pelo fórum sem respeitar as
    regras.

    Infelizmente percebí que voces ainda não podem aproveitar da Internet
    tudo ainda que ela pode oferecer, mas com o tempo acredito que isto
    pode mudar, Boa Sorte a Todos , Obrigado mesmo pelos esclarecimentos

    Boa Noite e desculpem a minha ignorância, inclsuive o Analista de Sistemas
    nem tem profissão regulamentada no Brasil ainda... Inacreditável.

    Manoel
  5. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom, como você pode ver, vida de advogado não é fácil, já que não podemos nos utilizar ilimitadamente dos meios de marketing. De outro lado, o maior pagador de imposto de renda do Brasil é um advogado, o que faz supor que seja ele um dos mais ricos de nosso país. Advocacia não é carreira fácil, mas pode ser altamente compensatória.

    Agradeço sua sugestão sobre um fórum pago de consultoria, é algo a se pensar quanto à viabilidade jurídica.

    Sinta-se à vontade para participar e dar sugestões, aliás, você evidentemente não tem que se desculpar por qualquer ignorância, já que se mostra claro e coerente em suas postagens; é só uma questão de desconhecimento sobre leis específicas que regem a advocacia, assim como eu desconheço técnicas de informática.

    Abraços,
Tópicos Similares: Idéia Criação
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ratificação de idéia!! 04 de Março de 2015
Arquivos antigos Ideias ao desenvolvimento democratico! 10 de Novembro de 2006
Artigos Jurídicos Gastômetro: uma grande idéia 12 de Maio de 2006
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Criação de Holding 28 de Outubro de 2017
Direito de Família Filho De Criação - Contrato De Cessão De Direitos Hereditários 10 de Setembro de 2013