Invasão De Propriedade Com Prejuizo Ambiental

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Luiza Penha, 07 de Novembro de 2011.

  1. Luiza Penha

    Luiza Penha Membro Pleno

    Mensagens:
    183
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Fui procurada por um senhor com a seguinte situação:

    Ele é proprietário de um terreno rural, onde existe uma nascente.

    Um de seus confrontantes adentrou em sua propriedade, furou uma cisterna e jogou toda a terra em cima da nascente que ali existia, causando um enorme prejuízo para o meio ambiente.

    Quando ele percebeu o que ocorreu e quem foi o autor do fato, ele pensou em acionar a polícia e registrar uma ocorrência, no entanto, foi aconselhado por seu sobrinho, um militar, a não agir dessa forma, pois as autoridades multariam ele, o proprietário, e, ainda, entrariam com as medidas cabíveia. De qualquer forma, segundo o sobrinho do proprietário, seria necessária uma demanda judicial para resolver a situação e, ainda, retirar a multa de seu nome e sair do processo ambientar contra ele.

    Sendo assim, ele não fez o boletim de ocorrência e me procurou para resolver essa situação.

    De início eu pensei numa ação de manutenção de posse, a fim de retirar essa cisterna e cumular a ação com alguma outra que obrigue o invasor a reverter os danos causados a nascente.

    O que acham?? Entendem que estou no caminho certo? E em relação ao B.O.??

    Qualquer comentário é bem vindo!!

    abraços a todos
  2. Alexandrejus

    Alexandrejus Membro Pleno

    Mensagens:
    257
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso do Sul
    me parece possível a ação de manutenção de posse com indenizatória.

    http://www.jusbrasil.com.br/filedown/dev5/files/JUS2/TJPR/IT/AC_7070019_PR_1308232762456.pdf

    há como provar a data da turbação?

    e nao acho que o sobrinho do proprietario esteja correto. Ora, o vizinho invadiu o imovel, turbou o proprietário na posse e causou danos, inclusive ao meio ambiente! como culpar o proprietario? ele se calando é que pode haver complicação, creio eu.

    se a policia ambiental fosse até o imovel hoje e constatasse o ocorrido, ai sim seria dificil o proprietario explicar que nao tem culpa.
  3. tiagod

    tiagod Membro Pleno

    Mensagens:
    158
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    OLá.

    Por tratar-se de um direito difuso - o meio ambiente equilibrado - penso que o Ministério Público deveria ser acionado para promover a devida investigação do dano ambiental...
Tópicos Similares: Invasão Propriedade
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Usucapião Extraordinario com invasão de solo publico 27 de Julho de 2023
Fórum dos Neófitos Invasão de apartamento facilitada 10 de Março de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor INVASÃO IMOVEL LOCADO 01 de Setembro de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Invasão De Obra - Prescrição 06 de Junho de 2011
Direito Penal e Processo Penal Flagrante Delito E Invasão De Domicílio 24 de Abril de 2011