Inventário

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por alexandro albuquerque, 30 de Outubro de 2008.

  1. alexandro albuquerque

    alexandro albuquerque Em análise

    Mensagens:
    1
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Minha mãe é falecida a 26 anos. Casada com meu pai deixou minha irmã recém nascida e a mim com 5 anos. A tutela de minha irmã foi passada a meus tios. Passei a morar com a avó materna. Meu pai casou-se novamente sem fazer a partilha de bens. Me mudei para a casa a 2 (dois) anos , hoje com 2 apartamentos e uma casa. Um apartamento e a casa estão alugados. Meu pai disse que só terei direito a casa depois de sua morte. Gostaria e saber se ele deveria fazer a partilha antes do seu 2º casamento e se posso exigir legalmente o direito de morar nela. Afirmo que havia outros bens além da casa como uma loja que já foi vendida em 2006, terrenos e mais uma casa. Nunca recebi nada das casas, terrenos alugados. Tive apenas meus estudos pagos. Seria abrir um inventário agora?
  2. Persecutore

    Persecutore Membro Pleno

    Mensagens:
    102
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Neste caso há uma causa suspensiva q obsta o casamento do seu pai, viúvo, até a devida partilha de bens com regular processo de inventário.

    Entretando, se esse casamento vier a ser realizado mesmo assim, será-lhe, porém, imposto o regime de separação de bens.

    Mas alheio a tudo isso você e seus irmãos têm capacidade para provocar o inventário. Veja, independente da concordância do seu pai ou não.

    Quanto ao direito de morar na casa, bom, isso depende de muita coisa. Mas se casa está alugada e você não tem moradia própria, ou seja, paga aluguel, entendo que teria direito sim. Provisoriamente, até a partilha dos bens.
Tópicos Similares: Inventário
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor PENHORA SOB IMÓVELSEM INVENTÁRIO - APENAS UM HERDEIRO. 16 de Janeiro de 2024
Direito de Família Acompanhar Andamento do Inventário 08 de Novembro de 2023
Direito de Família Inventário/partilha 22 de Junho de 2022
Direito de Família Últimas declarações inventário 25 de Abril de 2022
Direito de Família Dúvida sobre inventário extrajudicial 30 de Setembro de 2021