Iptu ou Itr? Qual o futuro tributário da produção rural em zona urbana

Discussão em 'Direito Tributário' iniciado por jruiz, 19 de Dezembro de 2023.

  1. jruiz

    jruiz Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    "Tenho um terreno de 500 m2 (matrícula única) em zona urbana numa rua de uso misto (permite comércio e moradia).

    Pretendo dar a esse terreno 3 destinações, a saber:

    1. psicultura no subsolo, com algo em torno de 60 (cx d'água 1.000L), produção média de 500 Kg de tilápias por mês;

    2. pequeno comércio hortifruti no térreo (micro empresa faturamento até R$ 360 mil), inclusive venda dos peixes;

    3. moradia.

    Minha expectativa é pagar ITR em função da"destinação econômica do imóvel", no caso a criação de peixes.

    Gostaria de entender melhor os desafios que encontrarei.

    Será que consigo substituir o IPTU pelo ITR (que é mais barato)?

    Quais os parâmetros e requisitos mínimos para qualificar a destinação e afetar todo o imóvel?

    O município perde receita com essa solução, será que me tornarei um alvo de constantes reavaliações e tentativas da prefeitura em me cobrar o IPTU?

    Cada vez mais surgem soluções de produção agrícola em área urbana, por exemplo as" fazendas verticais ", qual a expectativa tributária para esse novo modo de produção?

    Não citei o município para entender a dinâmica geral, afinal os municípios podem mudar suas leis de iptu com alguma frequência, portanto nenhum serve de referência.

    Recente caso julgado pelo STJ:" Para decidir o tipo de imposto a ser cobrado, o STJ passou a considerar a destinação do imóvel ao julgar o Recurso Especial n. 1.112.646/SP. Mesmo localizada em área urbana, se a propriedade for comprovadamente utilizada para exploração extrativa, vegetal, agrícola, pecuária ou agroindustrial, o imposto a ser pago é o ITR, e não o IPTU. Dessa forma, produtores que estiverem nessa situação podem ter direito a substituir o IPTU pelo ITR, além de ter restituídos os valores pagos a mais ao município nos últimos cinco anos."

    Eu sei que vc é advogado (a), não cartomante, mas o que esperar no futuro?
Tópicos Similares: Iptu Itr
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Inadimplencia do IPTU por locatário 21 de Dezembro de 2022
Direito Tributário IPTU em zona rural 11 de Maio de 2020
Direito Tributário Isenção de IPTU em móvel partilhado - Herança 16 de Fevereiro de 2019
Direito Tributário DÚVIDA EM QUESTÃO TRIBUTÁRIA - IPTU x ESPÓLIO 21 de Janeiro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor URGENTE! Locador está deixando de pagar o iptu 18 de Julho de 2016