MUNICIPIO NÃO ENVIOU A RAIS - SERVIDOR PÚBLICO PREJUDICADO

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por ROGÉRIO BARBOSA, 22 de Outubro de 2018.

  1. ROGÉRIO BARBOSA

    ROGÉRIO BARBOSA Membro Pleno

    Mensagens:
    65
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Boa noite Nobres Doutores (as)

    Estou com casos no qual um Município deixou de transmitir a RAIS conforme obrigação. Isto ensejou impedimento de recebimento por parte dos funcionários.

    Pretendemos responsabilizar o referido município da Justiça Trabalhista. Algum colega teve caso parecido e possui modelo ?

    Obrigado,
    ROGÉRIO BARBOSA
  2. Arthur Carvalho

    Arthur Carvalho Membro Pleno

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Meu amigo, boa noite.

    Pelo que entendi seu cliente é empregado do município, que deixou de emitir a RAIS e, por isso, ele não conseguiu sacar o abono salarial em 2018?
    Não tenho modelo, mas há jurisprudências nesse sentido e acredito que não há muito segredo. É uma ação bem simples, questão de direito.

    "(,,,) Efetivamente, cabe ao empregador relacionar anualmente seus empregados na RAIS doPrograma de Integracao Social - PIS, previsto pelo art. 239, parágrafo 3º, da Constituição Federal, a fim de viabilizar a percepção do abono pelo trabalhador. Sendo obrigação do empregador declarar a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), nos termos da Lei Complementar nº 07/70, que introduz o Programa de Integracao Social (PIS), a ele cabe apresentar o referido documento, ônus do qual não se desincumbiu.

    Não há que se falar na ausência de preenchimento dos requisitos legais para a percepção do referido benefício, porquanto é evidente o prejuízo do autor, que deixou de ter seu nome relacionado na RAIS desde a sua admissão pela primeira reclamada, em 04.04.2008 até a despedida em 06.09.2010 (FRE, fl. 156; TRCT, fl. 157). (...)

    (TST - RR: 8235220115040001, Data de Julgamento: 15/03/2017, Data de Publicação: DEJT 17/03/2017)
  3. ROGÉRIO BARBOSA

    ROGÉRIO BARBOSA Membro Pleno

    Mensagens:
    65
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Bom dia Doutor,

    Agradeço imensamente a colaboração e me coloco também à disposição para ajudar.

    Abraço.
Tópicos Similares: MUNICIPIO NÃO
Forum Título Dia
Direito do Trabalho MUNICIPIO NÃO MANDOU A RAIS - FUNCIONÁRIO NÃO RECEBEU PIS/PASEP 20 de Julho de 2018
Notícias e Jurisprudências Município não pode fechar escola sem obedecer Lei de Diretrizes e Bases 21 de Julho de 2016
Direito Tributário Não cumprimento da sentença por parte do município 09 de Março de 2015
Arquivos antigos AÇÃO JUDUCIAL JUNTA MÉDICA MUNICÍPIO NÃO APTO 24 de Julho de 2008
Notícias e Jurisprudências Município deve indenizar mulher por queda na rua 22 de Maio de 2023