Não Assinatura Da Ctps

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por ChristianeM, 07 de Março de 2013.

  1. ChristianeM

    ChristianeM Membro Pleno

    Mensagens:
    160
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Caros, estou com um caso em que o reclamante não assinou a CTPS da empregada, e na contestação disse q a empregada q nunca levou a CTPS para ele assinar, pq o pai recebe o LOAS. Todavia, foram mais de 5 anos de trabalho. e na Contestação pediu para encaminhar o processo para o mp, para investigar o crime contra o inss e estelionato.
    Eu entendo, que se este for o caso real, ele é participe do crime, e não exime a responsalidade dele de assinar a ctps.

    O que vcs me aconselham a dizer na réplica?

    Agradecida,
  2. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Christiane, boa noite,

    Pelo fato narrado em que o reclamado deixou de assinar a CTPS, ante suposta alegação da reclamante de que o seu pai recebe o LOAS, não faz ilidir o dever de proceder a anotação da CTPS, de acordo com o art. 29, CLT.

    Caso a empregada/reclamante não traga a CTPS para assinatura, o reclamado deve deixar de contratar, evitando ser responsabilizado; até porque, a presunção de que quem não quis assinar a carteira pesa sobre o empregador.

    Situação inversa seria se a reclamante/empregada recebesse seguro-desemprego enquanto estivesse trabalhando, mesmo sem CTPS assinada, o que faria responder pelo crime de estelionato na Justiça Federal, tendo o empregador como co-autor, ante à conivência.

    Mesmo sabendo que para obtenção do LOAS é levado em conta todas as fontes de renda dos membros do núcleo familiar, isso não obsta o empregador proceder à assinatura ou desistir da contratação.
    ChristianeM curtiu isso.
Tópicos Similares: Não Assinatura
Forum Título Dia
Arquivos antigos Telefonica não pode cobrar taxa de assinatura 13 de Junho de 2004
Direito do Trabalho Clausula de Não concorrência 12 de Julho de 2023
Notícias e Jurisprudências Produtor é condenado por não entregar vídeo de casamento 22 de Maio de 2023
Notícias e Jurisprudências Concessionária não é obrigada a devolver valor pago por veículo consertado 25 de Abril de 2023
Notícias e Jurisprudências Site não ressarciu cliente por extravio de produto e é condenado 25 de Abril de 2023