notitia criminis

Discussão em 'Direito Penal e Processo Penal' iniciado por HLFC, 03 de Setembro de 2008.

  1. HLFC

    HLFC Em análise

    Mensagens:
    13
    Estado:
    Acre
    Caros colegas,
    Estou precisando com urgência de um modelo de petição de notitia criminis em relação ao art. 158 do CPB. Alguém pode me ajudar?
    Grato
  2. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Você diz levar a prática do crime ao conhecimento da autoridade policial?

    Não há maiores formalidades, basta descrever o fato praticado, sua adequação ao tipo penal, as características do agente, e o que o leva a crer que foi ele quem praticou a conduta.

    É um requerimento simples endereçado ao delegado titular.
  3. HLFC

    HLFC Em análise

    Mensagens:
    13
    Estado:
    Acre
    Caro Dr.,
    Desculpe a minha inexperiência, mas sou recém formado e a ajuda do fórum jurídico tem sido de grande valia para o meu crescimento profissional. A notitia criminis pode ser feita por qualquer cidadão, mas quando feita por um advogado deverá ser acompanhada por procuração. Esta procuração deverá ter uma forma especial para o ato, como a descrição do possível crime? ou poderá ser comum, ad judicia? Como a que está postada no grupo?
    Grato mais uma vez
  4. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Para simplesmente levar a prática do crime ao conhecimento da autoridade policial não é necessário sequer procuração.

    O que exige a formalidade que você menciona é a queixa em casos de ação penal privada, onde a procuração precisa especificar todos os detalhes do crime que se pretende ver processado.

    O crime que você pretende noticiar é de ação penal privada ou condicionada à representação?
  5. HLFC

    HLFC Em análise

    Mensagens:
    13
    Estado:
    Acre
    Prezado Dr.,