Oab X Exame De Ordem

Discussão em 'Notícias e Jurisprudências' iniciado por Fábio Jr, 16 de Junho de 2011.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    Os 27 presidentes das Ordens dos Advogados do Brasil (OAB) decidiram na noite desta sexta-feira (3) que o Exame da Ordem deste ano sofrerá mudanças. Uma das principais é a redução de perguntas objetivas e subjetivas, passando de 100 questões para 80.


    [​IMG]

    Os presidentes das OABs mantiveram também o direito do estudante de realizar o Exame de Ordem ainda no 9º ou 10º período do curso de Direito. Atualmente, é exigido que o candidato seja formado no curso.


    Na reunião foi definido o cronograma do novo teste para os bacharéis e estudantes. As inscrições vão ocorrer de 8 a 25 de junho, as provas objetivas no dia 17 de julho e a aplicação das questões discursivas será no dia 21 de agosto.


    Outra exigência aprovada é que o exame terá questões de Direitos Humanos.


    A reunião do Colégio de Presidentes das OABs ocorre em Belo Horizonte

    Fonte: http://www.cidadeverde.com/oab-reduz-questoes-no-exame-e-da-aval-para-aluno-fazer-prova-78705
    Fonte: http://www.conjur.com.br/2011-jun-13/oab-reduz-numero-questoes-exame-ordem-100-80

    OAB reduz número de questões do Exame de Ordem

    O Pleno do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou provimento que reduz de 100 para 80 o número máximo de questões de múltipla escolha para a prova objetiva do Exame de Ordem. Para habilitação para a segunda fase, da prova prático-profissional, é necessário o mínimo de 50% de acertos. A nova regra já valerá para a próxima prova.
    O novo provimento, que reformulou o de número 136, reafirma o Exame de Ordem nacionalmente unificado. Ele instituiu uma Coordenação Nacional de Exame de Ordem, constituída por representantes do Conselho Federal e dos Conselhos Seccionais da OAB.
    Segundo o relator do processo, o secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, "a Coordenação permitirá à OAB maior entrosamento para dirimir problemas relativos ao encaminhamento e realização do Exame de Ordem”.
    O novo provimento institui também a possibilidade de inscrição e do Exame de Ordem por alunos do nono e décimo semestres dos cursos de Direito. Essa possibilidade era prevista a cada edital e não no provimento, como aconteceu agora. A única condicionante é que os alunos estejam cursando Direito em instituições de ensino credenciadas pelo MEC. Com informações da Assessoria de Imprensa da Ordem dos Advogados do Brasi
  2. edsonborges

    edsonborges Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Irei fazer a prova da OAB este ano e adorei saber dessa novidade que as provas agora terao apenas 80 questoes!
    Creio que facilitará e muito para todos os examinandos, pois, com a redução do número de perguntas aumentará
    o tempo para respondermos e analizar-mos cada questão e nao simplesmente jogar no "bicho" e esperar no que
    vai dar por falta de tempo de ler e interpretar cada pergunta!!

    Na minha humilde opinião, esta é a razão de tamanha reprovação no exame da ordem!!
    abraço à todos e boa sorte no próximo exame de Ordem
  3. BALTHAZAR

    BALTHAZAR Membro Pleno

    Mensagens:
    156
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/as-escolas-que-nao-aprovaram-no-exame-da-oab.html
    Fernando Zimmermann curtiu isso.
  4. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    de 610, 90 não aprovaram ninguém, tira-se os alunos que realizam a prova apenas para treinar, e temos o número real de faculdades que não aprovaram ninguém, ou seja, 520, no mínimo aprovaram alunos, o que não explica 10%, apenas, dos candidatos aprovados nesse exame, a OAB joga a responsabilidade no MEC, o MEC diz que realiza as inspeções necessárias, ou seja, um joga a responsabilidade irresponsável desse lixo de prova nos ombros dos outros, e quem mais se prejudica, são os bacharéis, em grande maioria bons bachareis.
  5. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    boa sorte a todos os candidatos, que sejam aprovados todos! (quem dera)
  6. BALTHAZAR

    BALTHAZAR Membro Pleno

    Mensagens:
    156
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Infelizmente o nível médio dos bacharéis em direito nunca foi tão baixo, a grande maioria dos recém formados não sabe sequer se expressar, muito menos escrever. Isso é fruto da inflação de vagas em faculdades caça níqueis, o texto acima é bastante claro nesse sentido:

    “onde apenas a USP e a Unesp passaram mais da metade dos bacharéis no exame da Ordem

    Aqui no sul o fenômeno é idêntico, os alunos das universidades tradicionais são aprovados enquanto os que vêm das faculdades menos qualificadas são reprovados.

    Os dados da reportagem acima não permitem outra conclusão, senão de que a má qualidade da maioria das instituições de ensino é responsável por índices tão baixos de candidatos aprovados.

    É o que acontece quando se “transforma a educação em fonte de lucro” “temos analfabetos funcionais diplomados em todos os níveis…”
    Ribeiro Júnior curtiu isso.
  7. Dr. Chapatim

    Dr. Chapatim Em análise

    Mensagens:
    27
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    A verdade é que o exame da OAB é ridículo Isso que passei sobrando nota sem nem ao menos estudar muito, mas que é ridículo é.Sem falar que é totalmente inconstitucional. De qualquer modo, para se melhorar a educação, tenho certeza que não será pela "prova da ordem", mas sim através da educação e da fiscalização das instituições. Deve-se fechar as faculdades precárias então, não "mascarar" através da aplicação de uma prova para dizer assim que cumprem seu papel. Como sempre, cada vez mais, a OAB se mostra um órgão totalmente incompetente e voltados para outras ideias, ou tirando raras excessões, alguém acredita que qualquer presidente de subsessão está lá para não tentar um quinto constitucional depois?!
    Ribeiro Júnior curtiu isso.
  8. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    É complicado discutir o exame da ordem com pessoas que já são advogados, a grande maioria retrógrados, e não percebem que existe a necessidade urgente de mudanças! -
  9. BALTHAZAR

    BALTHAZAR Membro Pleno

    Mensagens:
    156
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul

    Complicado é debater com quem prefere investir contra as pessoas ao invés de rebater os argumentos.
    Abreu curtiu isso.
  10. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    Mas eu não disse isso em relação especificamente a você. A grande maioria dos advogados (eu falo aqui da maioria que poderia fazer alguma coisa e prefere cruzar os braços - Pois, é mais cômodo deixar estar como está, do que mudar)é realmente retrógrada, e são poucos (aqui eu falo de poucos, dos poucos, que podem fazer diferença) que agitam seus braços, demonstrando seus ideais, e comprovando que do jeito que está, não pode ficar. - Tanto é verdade que nessa prova, do dia 17 de julho, já fizeram mudanças, é um bom começo, espero que não empaquem no meio, acovardando-se, como quase geralmente acontecesse. - Converso com os advogados da minha cidade, e é isso que eu vejo, são acomodados, são contra a aplicação da prova como vem sendo aplicada, mas cruzar os braços e se calar é muito mais fácil do que ter coragem de, ao menos, tentar mudar!

    Ps.: Não sei se você percebeu, mas não sou o único contra a aplicação da prova como vem sendo feita, mas discutir comigo (e não com meu argumentos - como você já disse) talvez só seja diferente porque sou o único que rebate suas idéias.
  11. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    De todo modo, você ataca pessoas e não argumentos.

    Achar que deve-se manter a prova não é ser retrógrado, na medida em que não se retroage a uma ideia anterior. O que a maioria defende é manter o Exame de Ordem, e isso não é ser retrógado, é adotar um postura continuísta, por ver sua importância e necessidade.


    O Exame de Ordem deve ser duro, porque dura é a advocacia.

    Quanto ao estado de espírito e pressões por aprovação do candidato, tenho que é ônus da profissão de advogado lidar diariamente com situações que envolvam ânimos exaltados.

    Se o candidato não consegue manter a calma diante de uma prova, imagino como será sua postura em uma audiência, quando a parte adversa estiver acusando cabal e firmemente seu cliente de ter feito qualquer coisa errada. Imagino ainda como será o atendimento feito a um cliente exaltado.

    A verdade é que raramente alguém procura um advogado quando está feliz; algum problema afeta a parte, razão pela qual ela nunca está contente quando vem lhe procurar. Seja porque está sofrendo uma demanda, seja porque alguém praticou contra o cliente alguma conduta ilícita, o fato é que deve o advogado saber transitar, raciocinar e apontar soluções nessas situações que nem sempre são tranquilas.

    Desta forma, é da natureza da profissão de advogado que este consiga manter a calma em situações de stress jurídico; assim, um candidato que fica nervoso, perdendo o controle e o raciocínio jurídico diante de uma simples prova de Exame de Ordem se mostra ainda não estar preparado para as intempéries da advocacia.

    Há a proliferação desmedida e banalização dos cursos jurídicos, com a consequente má formação acadêmica. Pergunte a um aprovado no Exame de Ordem se achou o mesmo tão impossível de ser feito. Posso garantir sem sombra de dúvidas que o mesmo é muito mais fácil que um exame para juiz, promotor, procurador e delegado, já que não se compete contra candidatos, como nos demais certames; busca-se apenas uma nota mínima e a demonstração de conhecimentos jurídicos.

    Deve-se ter o mínimo de conhecimento na hora de iniciar o trabalho de advogado, sob pena de lesionar o cliente.
  12. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Perfeitas as suas colocações, Fernando. Liberar o exercício da advocacia sem o exame de ordem, nos estado em que nos encontramos, além de prejudicar as partes, refletirá também no desempenho judiciário - que já é péssimo. Já pararam pra pensar como é difícil decidir uma petição mal redigida? É como jogar futebol com alguém que não sabe jogar. É extremamente trabalhoso tentar adivinhar o que o sujeito está querendo, sem falar nas inúmeras intimações para corrigir o que o advogado deixou de fazer. E, por isso, às vezes se decide errado, o que dá ensejo a inúmeros recursos.

    Hoje em dia, o exame é um filtro que, a despeito de suas imperfeições, cumpre seu papel razoavelmente. Com trocadilhos, é um verdadeiro mata-burro.
    Tudisco e Ribeiro Júnior curtiram isso.
  13. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia

    Resposta ao Drº. Fernando Zimmermann

    1º. Quando ataco as pessoas, também ataco seus argumentos. - As vezes é só empolgação, e, por vezes, meu lado humor negro.

    2º. Quando menciono a palavra 'retrógrado' não digo no sentido de que 'se retroage a uma idéia anterior', mas no sentido de antiquado, arcaico, caturra (De mentalidade estreita), obsoleto, passadista, saudosista (Tendência a elogiar o passado ou coisas do passado) - É isso que eu quero dizer, a maioria defende manter o exame da Ordem da maneira como vem sendo aplicado - isso é ser retrógrado, antiquado, arcaico, caturra, obsoleto, pois não conseguem enxergar a necessidade de mudanças, pois, o mundo muda a cada dia, e tudo está em movimento.

    3º. Com todo o respeito, eu não penso que o exame da ordem seja duro, eu acho difícil (não impossível), mas não penso que seja duro. Concordo com o Drº quando diz que o advogado tem que lidar diariamente com ânimos exaltados, pois é raro um advogado ser procurado quando alguém esteja feliz, acontece, mas é raro.

    Mas, também, contra esse argumento(ui) a ordem aprova muitos candidatos com inteligência de extraordinária grandeza, mas são péssimos quando confrontados, são péssimos oradores, ou seja, popularmente falando - eles tremem na base, mesmo tendo gabaritado o exame.

    Aqueles que ficam nervosinhos, no meu pensamento não passam de desculpas completamente enfadonhas.

    4º Eu concordo também quando diz que o exame não é impossível, e não é mesmo, é difícil, mas nunca impossível. Já perguntei a advogados sobre a prova, alguns são contra, outros a favor, mas, independente de contra ou a favor, a maioria sabe que é difícil, mas dizem que é fácil só pra se mostrar mesmo, vejo isso no rosto deles. - O Exame já é difícil da forma como vem sendo aplicado (vamos ver o resultado desse agora), agora imagine se tivesse concorrência! Existe realmente a banalização do curso jurídico, mas, como já disse, e repito, o grande lance não é esse... É a grana...É grana alta, altíssima, e contra isso não se pode lutar!

    Resposta ao DeFarias

    Não sou totalmente contra a aplicação do exame da ordem, existem diversas outras maneiras de aplicar esse bendito exame, só que estão escolhendo a errada, aliás, nem se dão ao luxo de discutir as outras formas, "Então, Deixe Viver, Deixe Ficar, Deixe Estar Como Está"
    Abreu curtiu isso.
  14. Tudisco

    Tudisco Membro Pleno

    Mensagens:
    108
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraná
    Qual é a maneira certa?

    Mas... por favor, uma resposta objetiva. Nada de "a sociedade como um todo", ou "fiscalizar as faculdades", isso não aconteceu até agora e não acontecerá (infelizmente) pelo menos nos próximos 10 anos. Temos que ser práticos... existe um problema(.) qual a solução que substitui o exame da ordem? mas observe... para melhorar o sistema, não a vida de quem não se esforçou o suficiente para passar.

    Me convença com argumentos concretos e inteligentes e eu mudo meu pensamento "retrógado". Verdade!

    Dizem que "crise" é quando o que é velho não atende mais as necessidades, mas ainda não inventaram o novo para substituir. Creio ser esse o caso.

    Qual a solução (real) que sugere para essa crise? Quero ser convencido... até agora só ouvi por aí lamúrias de quem não passou na prova... isso, certamente, não serve.

    Abraço
  15. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Fábio Jr., afinal, por que o exame é ruim? Existem opções melhores? Quais e porquê?
  16. Abreu

    Abreu Membro Pleno

    Mensagens:
    288
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Não existe solução real.
    Existem fatos.
    Quem estuda corretamente passa, quem não está preparado não passa. Fato!
    Bons e maus profissionais existem em todas as áreas.

    Se a qualidade do ensino é ruim, mude de faculdade! Ora. Reclamar é fácil. O que muda seu destino são suas atitudes.
    Estou cansado desse pessoalzinho que só reclama do exame, e não estuda, mata aula, reclama da universidade, etc.
    Tem muita gente que estuda em universidades ruins e consegue ser aprovado. Só falta dizer que compraram o gabarito e decoraram pelo menos metade dele.
    Acham que não é constitucional o exame? Aleguem inconstitucionalidade.
    Que coisa.
    BALTHAZAR curtiu isso.
  17. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    Drº. Abreu - ficou nervosinho - Fato! (brincadeira :rolleyes:)
    Como o srº. mesmo disse, não existe solução real.
    Bons e maus profissionais existem em todas as áreas - ACONTECE que no resto de TODAS as outras áreas não se faz um exame para poder TRABALHAR!
    Fato também, no sei agora, mas antigamente era muito fácil conseguir um gabarito do exame.

    Drº Defarias - e Drº Carlos Tudisco.

    Agora estou meio sem tempo para argumentar sobre suas perguntas, mas aguardem minha resposta, após o exame dia 17 prometo que vou responder.

    OBS.: Quando manifesto meu pensamento contra o exame da ordem não estou chorando porque ainda não fui aprovado, se ainda não fui - digo isso sem medo - foi por incompetência minha, não estou chorando e sim pensando. Sou passível de mudanças como tudo mundo é, pois, mudar é a constância da vida, porém mudar com consciência, agora não mudar por ignorância (ausência de conhecimento) é diferente. - Acontece que todos os motivos que tive conhecimento, ainda não me convenceram de mudar meu pensamento, imagino ser este o caso do Drº Carlos.
  18. BALTHAZAR

    BALTHAZAR Membro Pleno

    Mensagens:
    156
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Alem de falaciosa, tal linha de argumentação vai de encontro ao regimento interno desse fórum e pode gerar brigas, trancamento de tópicos o que é prejudicial ao bom funcionamento desse espaço.

    Outro argumento falacioso, um erro a justificar o outro. O exame de ordem é uma garantia para a sociedade, deveria ser aplicado a todas as categorias profissionais.


    Antigamente, quando? Quando você nem era nascido?

    Caro Fabio, “antigamente” poucas pessoas se submetiam ao Exame, era mais fácil, seguro e barato (do que comprar um gabarito) fazer as cadeiras praticas.
  19. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    Antigamente, quando? Quando você nem era nascido?

    Caro Fabio, “antigamente” poucas pessoas se submetiam ao Exame, era mais fácil, seguro e barato (do que comprar um gabarito) fazer as cadeiras praticas.



    Depois sou eu que ataco as pessoas!

    Eu poderia te responder quando é esse 'quando' de uma maneira que você iria se arrepender pelo que escreveu, mas vou deixar isso de lado, é melhor, pelo menos por enquanto!


    E você que é tão a favor do exame, acabou de dizer que antigamente o exame era mais fácil e barato! - Depois sou eu que não tenho argumentos pra rebater!

    Se aqui na minha cidade, e aos redores dela, tem advogados que compraram o gabarito pra passar, penso que não seja somente a realidade daqui.


    Você diz que 'DEVERIA ser aplicado a todas categorias profissionais' - argumento meio tenso esse. - E outra, não estou justificando um erro, drº, por favor, leia minhas idéias com outros olhos, quem sabe você não muda o foco.

    Ps.: Se quiser partir para o lado feio da discussão você vai encontrar uma muralha!
  20. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    Encontrei Algumas Matérias Interessantes, Vejam:

    http://jus.uol.com.br/revista/texto/10105/passando-a-limpo-a-oab

    http://www.artigonal.com/direito-artigos/a-inconstitucionalidade-do-exame-da-oab-ordem-dos-advogados-do-brasil-791103.html

    http://www.profpito.com/aoabeoexame.html


    Sei que essa notícia é velha e desatualizada - E sei que é de conhecimento de todos também.

    http://forum.jus.uol.com.br/120973/juiza-desobriga-seis-bachareis-de-fazer-prova-da-oab/

    Mas esse vídeo mata a pauladas!



    Exame da Ordem Brincando Com Vidas Desde Antes Do Meu Nascimento - De Acordo com o Drº BALTHAZAR :lol:
Tópicos Similares: Oab Exame
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Aprovação Na 1ª Fase Do Exame Da Oab Valerá Para Nova Tentativa 02 de Outubro de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Oque Seria Erro Material Para Oab Se Tratando De Segunda Fase Do Exame De Ordem? 17 de Janeiro de 2013
Notícias e Jurisprudências Mpf Pede Fim Da Taxa De Inscrição Nos Exames Da Oab 29 de Novembro de 2011
Notícias e Jurisprudências Depoimento De Sérgio Ricardo Mondadori Sobre O Exame Da Oab 12 de Setembro de 2011
Notícias e Jurisprudências Suspensa Liminar Contra O Exame Da Oab 02 de Junho de 2011

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.