Ongs: É Possível Contratar Sem Gerar Encargos?

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por IRON LAW, 18 de Julho de 2010.

  1. IRON LAW

    IRON LAW Membro Pleno

    Mensagens:
    346
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Uma pequena ONG está em situação de penúria. A instituição precisa arrecadar um montante X em um determinado número de meses, sob pena de fechar (ou reduzir drasticamente sua atuação, como interromper os atendimentos clínicos, etc.). Feitas algumas contas, concluiu-se: se 20 pessoas vendessem certa quantidade diária de “quinquilharias” durante um período razoavelmente longo, obtendo um lucro de uns poucos reais por objeto vendido, seria possível somar o valor necessário. Problema: inexiste esse contingente de pessoas para fazer tal tarefa. Sugeri: aumentem o lucro de cada objeto vendido e divida os ganhos com desempregados que se disponham a trabalhar como voluntários nessa missão. Mais um problema: voluntários de ONGs não podem receber NENHUMA remuneração pelos trabalhos prestados, seja através de pagamento de salário, pro labore, participação nos lucros, etc.

    Pergunta-se:
    Nos casos específicos de ONGs, existe algum meio de se contratar pessoas para fazer o trabalho acima, sem intitulá-las de “voluntárias” e sem que a instituição se obrigue a pagar qualquer encargo trabalhista?
  2. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Na minha opinião, não tem como fugir. Ou são voluntários ou são empregados da instituição.

  3. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Concordo com o DeFarias.

    Tal situação seria uma maquilagem ao contrato de trabalho.
  4. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    O que acha de colocar essas "quinquilharias" nas mãos de terceiros a título de consignação? Seria viável para a instituição? Assim, acho que seria obtido o fim pretendido, sem que se firme vínculo de emprego.
  5. IRON LAW

    IRON LAW Membro Pleno

    Mensagens:
    346
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Olá, colegas.
    Agradeço as colocações. Acho que estou quebrando a cabeça à toa, pois o caso parece não ter jeito mesmo. Mas se jeito não tem, as ONGs dão um “jeitinho”. Algumas delas fazem seus “colaboradores” remunerados assinarem um Termo de Voluntariado. O problema é que muitos desses trabalhadores recorrem à Justiça quando dispensados, já que, como todos sabemos, o que vale para garantir os direitos trabalhistas é a situação fática, não o que está no papel.

    Quanto à consignação, ela aumentaria muito o preço dos objetos. Mas não deixa de ser uma ideia a ser considerada.

    De qualquer modo, vou continuar pensando em uma possível solução.
    Abraços.
  6. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Gostei muito da idéia do DeFarias. Acredito não haver melhor alternativa.


    Att.,
  7. IRON LAW

    IRON LAW Membro Pleno

    Mensagens:
    346
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    A ideia foi boa. Mas a ONG necessita de pessoas que se disponham a ir a campo, abordando pessoas na rua e cumprindo uma meta diária. A sensibilização dos potenciais compradores seria conseguida em virtude do caráter filantrópico da venda. Esse sistema dificilmente se adequaria à alternativa da consignação.
  8. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Não vejo problemas, haja vista que a necessidade de alcançar um nível de remuneração (lucro) maior faria com que os vendedores buscassem a maior quantidade de vendas diárias. Poder-se-ia, até mesmo, prever em contrato um valor de venda sujerido pela ONG.
  9. IRON LAW

    IRON LAW Membro Pleno

    Mensagens:
    346
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Pode ser.
    Mas estou pensando em uma maneira de quebrar um ou mais requisitos do CT: habitualidade, subordinação, onerosidade, pessoalidade e alteridade.
  10. fmbaldo

    fmbaldo Editores

    Mensagens:
    844
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Prezados, meu conselho é, se for afastar um dos requisitos para a configuração do contrato de trabalho, afaste a pessoalidade. Entendo que este é o requisito mais importante do CT.
  11. IRON LAW

    IRON LAW Membro Pleno

    Mensagens:
    346
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Não sei se estou desatualizado, mas, no Rio de Janeiro, a habitualidade só se caracteriza quando se trabalha ao menos três dias por semana. E, conforme o Fausto falou, a pessoalidade também pode ser fulminada se o acordo permitir que o trabalhador possa mandar substitutos em seu lugar para pegar as quinquilharias e até para vendê-las.

    O tema “autonomia” também pode conter alguma saída para o caso.
  12. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Cuidado com a autonomia, pois os colaboradores podem ser equiparados a vendedores externos.
Tópicos Similares: Ongs Possível
Forum Título Dia
Política Abin Identifica As Ongs Estrangeiras Que Boicotam Belo Monte 05 de Julho de 2011
Direito de Família É possível manejar ação de investigação de paternidade post mortem consensual? 06 de Junho de 2021
Direito do Trabalho DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA - É POSSÍVEL QUE O FUNCIONÁRIO ABRA MÃO DO SEGURO DESEMPREGO? 13 de Janeiro de 2020
Direito de Família É possível fazer-se cessar o USUFRUTO, vez que a doadora possui outros bens??? 06 de Janeiro de 2020
Direito Penal e Processo Penal É POSSÍVEL RÉPLICA EM EMBARGOS? 20 de Julho de 2019