Peticionamento e valores

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Tamires Scalquete, 17 de Dezembro de 2016.

1. Tamires Scalquete

Tamires Scalquete Membro Pleno

Estado:
    São Paulo
    Doutores bom dia.

Acabei de pegar minha carteira da Ordem e estou fazendo o peticionamento eletrônico que me trouxe muitas dúvidas. Já revirei tudo no TJ e outros sites e ainda continuo com algumas dúvidas.

Por favor me ajudem.

Divórcio litigioso-

1) preciso assinar a Petição Inicial e digitalizar para enviar no pet. eletrônico ou a certificação digital já é válida ?

2) pedi Justiça Gratuita sendo que, os bens do casal giram em torno de 120 mil e as dívidas 230 mil e a esposa que pediu o divórcio realmente não tem dinheiro para arcar com despesa alguma. Estes 120 mil que é o valor da causa é o mesmo VALOR DA AÇÃO que pede no Pet. Eletrônico ?

3) tem alguma guia, taxa judiciária, de processo que vou ter que pagar ?

Doutores estou desesperada, com tudo pronto e agora me apareceram estas dúvidas. Quantas coisas ainda para aprender.

Espero que alguém me responda e já agradeço. Grata
  2. GONCALO

GONCALO Avaliador

Estado:
    São Paulo
    Boa tarde doutora, seja bem vinda ao FJ !
    V
    eja nesse link uma Cartilha disponibilizada pela OAB, as regras são iguais para o Brasil inteiro. (só para conferir se esta tudo certo...)
    http://www.oabuberlandia.org.br/@OA...ao/PJE/Cartilha _PeticionamentoEletronico.pdf
    A assinatura é por token, mas nada impede da senhora, também, assinar antes de escanear a petição.
    Se pediu Gratuidade da Justiça, não precisa pagar nada, a gratuidade inclui todas as taxas;
    Mas precisa caprichar na comprovação da hipossuficiência financeira (declaração de pobreza, declaração de I.Renda, extrato bancário, etc.)
    O valor da causa é o valor dos bens que serão divididos.
    No inicio parece mesmo ser um bicho de 7 cabeças, mas depois, com o tempo, podemos ver que na realidade são 8 ou mais....;)
  3. RAFAEL FURLANETTO

RAFAEL FURLANETTO Membro Pleno

Estado:
    São Paulo
    Boa tarde.
    No início parece que é complicado, mas com o tempo você vai perceber que é simples.
    Quando vou peticionar, eu coloco os documentos da gratuidade da justiça no item específico (terceira tela do peticionamento eletrônico), acho que está escrito "justiça gratuita". Lá você pode colocar a declaração e os docs para comprovar a hipossuficiência financeira.
    Como você pediu gratuidade, não deve ser recolhido nenhuma taxa. Na minha opinião você deve aguardar o juiz analisar a inicial. Caso ele peça para você emendá-la com mais docs que comprovem a hipossuficiência você junta tais documentos. Fica sossegada quanto a isso, você será intimada mais pra frente.
    O valor da ação você informa, como consta na inicial. As regras constam no art. 291 e ss. do CPC. No divórcio, geralmente, coloca-se o valor da pensão (12 prestações) e o valor dos bens e dívidas.

Você deixa tudo digitalizado, depois vai no peticionamento eletrônico e anexa os arquivos.

Espero ter ajudado.. Boa sorte!
Tópicos Similares: Peticionamento valores
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Certificado Digital - Peticionamento Eletrônico 28 de Setembro de 2016
Direito de Família Peticionamento Eletrônico Em Sp - Fôro Eletrônico 20 de Março de 2012
Fórum dos Neófitos Peticionamento Com O Juiz 08 de Outubro de 2010
Arquivos antigos As controvérsias do peticionamento eletrônico 28 de Dezembro de 2007
Direito do Trabalho Atualização de valores 01 de Dezembro de 2016

Compartilhe esta Página