Presença Do Advogado Em Segunda Instância

Discussão em 'Fórum dos Neófitos' iniciado por Rafael Carvalho, 11 de Maio de 2010.

  1. Rafael Carvalho

    Rafael Carvalho Em análise

    Mensagens:
    19
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Boa Noite. Estou no 5 semestre e estou com uma dúvida bem de iniciante mesmo! [​IMG] A presença do Advogado na sessão de julgamento em segunda instância é obrigatória?! Digo isto porque caso desejemos fazer a sustentação oral é necessário petição por escrito, mas se eu entender que não é o caso o advogado tem que ir assim mesmo.
  2. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Prezado Rafael,


    Houve um pouco de confusão na sua dúvida. A sustentação oral não é obrigatória, bem como não é obrigatória a presença do advogado ou das partes durante a sessão de julgamento. Caso deseje-se sustentar, a praxe forense (pelo menos nos tribunais baianos) é que informe à secretaria da câmara/turma instantes antes do início da sessão.

    Sustentar é muito importante. Mas não aconselho abusar deste artifício, para não ficar mal quisto pelos julgadores, sendo tido como um advogado pedante (pelo menos este é meu pensamento). Assim, conselho utilizar este artifício como um "Ás". Não necessariamente nos casos que envolvam valores mais vultuosos, mas sim nos casos mais necessários, a sustentação oral será de grande valia.


    Cordialmente,
Tópicos Similares: Presença Advogado
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Presença Do Advogado No Julgamento De Recurso No Jesp 17 de Dezembro de 2010
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Presença das rés em audiência de instrução 18 de Setembro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dúvida em relação a JEC- presença do réu em audiência inviável 10 de Novembro de 2015
Direito Penal e Processo Penal É Obrigatória A Presença Das Partes (Réu E Vítima) Em Audiencia De Suspenção Do Processo Art 89 Da L 28 de Agosto de 2013
Direito do Trabalho Presença Do Adv Em Perícia Técnica No Local De Trabalho 22 de Agosto de 2013